Posto de Coleta de Leite Humano na UBS Dores 2 é inaugurado em Limeira
A estruturação da sala foi viabilizada mediante parceria com a Galzerano
A Prefeitura de Limeira encerrou o “Agosto Dourado”, mês dedicado ao aleitamento materno, com a entrega, nesta quinta-feira (31), do Posto de Coleta de Leite Humano da Rede Municipal de Saúde. O novo espaço fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Nossa Senhora das Dores 2. A estruturação da sala foi viabilizada mediante parceria com a Galzerano, que doou todos os equipamentos, mobiliário e recursos financeiros para a readequação do ambiente.
O espaço conta com duas poltronas reguláveis de amamentação, freezer, entre outros itens necessários ao atendimento das mães e à coleta de leite – que será encaminhado ao Banco de Leite da Santa Casa.
Prestigiaram a inauguração, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a representante da empresa, Maria Cristina Galzerano Barbosa de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, as vereadoras Terezinha da Santa Casa e Lu Bogo, os secretários Vitor Santos (Saúde) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), a médica Soraia Drago Menconi, a coordenadora da UBS, Sueli Ferreira da Silva e servidoras da unidade. Por parte da Santa Casa, estavam o provedor do hospital, Marcos Bozza, e a enfermeira do Banco de Leite, Josiane Figueiredo.
Representando o prefeito Mario Botion, a presidente do Fundo Social falou sobre o orgulho de participar da inauguração do Posto de Coleta. “São gotas que salvam”, mencionou Roberta Botion, a respeito da importância da oferta de leite materno à saúde dos bebês prematuros. Ela agradeceu o apoio da Galzerano, que é parceira da prefeitura em outras ações. Maria Cristina, por sua vez, reforçou o compromisso social da empresa com as mães e seus bebês. “Fico feliz de contribuir com esse projeto”, citou.
Erika Tank, que é autora de leis voltadas ao setor, como o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (do qual é integrante) e a Escola de Peito (que prevê o aleitamento materno dentro das escolas municipais), enfatizou o comprometimento das pessoas que, historicamente, lutaram pelo fortalecimento da política de incentivo ao aleitamento em Limeira, dentre elas, Soraia Menconi e Terezinha da Santa Casa. A vice-prefeita salientou que o Posto de Coleta atende rigorosamente todas as normas técnicas que regulam a atividade. “Agradeço também ao prefeito Mario Botion e ao secretário Vitor Santos que sempre apoiaram todas essas ações”, acrescentou.
Como presidente do Comitê de Aleitamento, Soraia Menconi citou os benefícios do aleitamento materno à recuperação dos bebês que nascem prematuramente e alertou para a necessidade de ampliar o estoque de leite humano na cidade. “Com esse novo espaço pretendemos aumentar os índices de coleta, pois hoje atendemos apenas 30% da demanda, entre os bebês internados na Santa Casa”, esclareceu. Soraia salientou ainda que o Posto de Coleta irá, acima de tudo, apoiar e acolher as mães que eventualmente tenham alguma dificuldade de aleitamento. “Nossa intenção é que as mães amamentem seus bebês com naturalidade e segurança, e a partir daí, possam doar o excedente de leite”.
Também integrante do Comitê de Aleitamento, Terezinha da Santa Casa é autora da lei 6.853, sancionada em janeiro por Mario Botion, que assegura a oferta de leite materno aos bebês prematuros e institui a política pública de apoio ao aleitamento no município. A lei prevê que as UBSs sejam aparelhadas para a coleta e o armazenamento de leite humano, o que abriu caminho para a inauguração do Posto de Coleta na UBS Dores 2. “Espero que o leite coletado aqui diminua o tempo de internação dos bebês prematuros nas unidades de terapia intensiva”, frisou.
O Posto de Coleta de Leite Humano da UBS do Jd. Nossa Senhora das Dores 2 integra a Rede Nacional de Banco de Leite Humano (BHL) e está ligado ao BLH “Dr. Olindo de Lucca”, da Santa Casa de Limeira. O espaço fica na Av. Vitório Bortolan, 1.080.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.