Prefeitura de Limeira recebe doação de bengalas para atendidos pelo Centro João Fischer
Itens foram comprados pelo empresário Roberto Martins, após solicitação da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL)


A Prefeitura de Limeira recebeu na terça-feira (26) a doação de 54 bengalas. Os itens foram comprados pelo empresário Roberto Martins e entregues em um evento com a participação do prefeito Mario Botion (PSD), a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank (PL) e a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno. A doação foi feita após solicitação da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), que também esteve presente na entrega. As bengalas serão destinados aos atendidos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Visual.
Mobilizadora da campanha para compra das bengalas, Terezinha explicou que, ao visitar o João Fischer – Área Visual, em maio, verificou a necessidade de aquisição do material. “Ao apresentar a demanda para o Roberto, ele rapidamente abraçou a ideia e realizou a doação. Ao todo entregamos hoje 34 bengalas para deficientes visuais totais na cor alumínio e 20 para pessoas com baixa visão na cor verde fênix”, relata. Na ocasião, Terezinha aproveitou para lembrar sobre o projeto de lei de sua autoria sancionada pelo prefeito e que deu origem ao número 6616/2021, que institui o direito ao acesso e uso da “Bengala Verde” como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão e como instrumento auxiliar de orientação, apoio, segurança e mobilidade.
Professor de orientação e mobilidade para deficientes visuais, Alexandre Aparecido do Nascimento destacou a importância da lei. “Uma pessoa com baixa visão possui dificuldades diferentes em relação ao deficiente visual total, e a bengala verde permite a sua identificação e auxilia no processo de conscientização do corpo social que o rodeia”.
“Uma marca do atual governo é a inclusão e essa doação mostra isso. Temos trabalhado em prol de ações inclusivas que garantam assistência daqueles que utilizam os instrumentos públicos. O atendimento no João Fischer Sobrinho, tanto da área auditiva quanto na visual, é uma referência e ganha ainda mais com iniciativas como essa” comentou a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.
As bengalas doadas foram confeccionadas pela empresa limeirense “Perfect Vision”, de propriedade de Luciano Ferreira, que também é deficiente visual. Os equipamentos foram produzidos atendendo à todas as especificações necessárias, sendo bengalas dobráveis e com pinos de encaixe.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega a vereadora Mariana Calsa (PL), a assistente social do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, Marita Luzia Breda Roque, o monitor André do Nascimento, o instrutor de informática Anderson Luís Nascimento e o professor Alexandre são deficientes visuais totais.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.