Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura lança ‘Retoma Limeira’, programa de qualificação para geração de empregos

Programa vai oferecer cursos em 10 áreas de atuação e vai auxiliar no encaminhamento para o mercado de trabalho


Por Redação Educadora Publicado 12/08/2021
Foto: Roberto Gardinalli

A Prefeitura de Limeira lançou, nesta quinta-feira (12), o “Retoma Limeira”, programa de retomada econômica com foco na geração de empregos e capacitação profissional em áreas escolhidas pelos interessados. O projeto foi apresentado em coletiva de imprensa realizada no Edifício Prada, com a presença do prefeito Mario Botion (PSD), da primeira-dama, Roberta Botion, do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazetta.

A população poderá se inscrever em programas de capacitação de dez diferentes áreas, de acordo com o interesse de cada pessoa. Serão oferecidos cursos nas áreas de beleza, comércio, alimentação/gastronomia/hotelaria, informática/tecnologia da informação, indústria, joias folheadas, construção civil, moda, administração e mecânica automotiva.

Todos os cursos são gratuitos para a população, e serão feitos em parceria com o Sebrae. Os interessados podem realizar o cadastro pelo site da Prefeitura de Limeira. “Isso vai nos permitir criar um banco de dados das áreas com mais demanda. Assim que tivermos essas informações, vamos fazer uma triagem, buscar os cursos com maior demanda e buscar a oportunidade de qualificação e oferecer as oportunidades de emprego para as pessoas”, disse o secretário Tito Almirall.

Cada interessado pode escolher apenas uma área no momento do cadastro, mas também há a possibilidade de que a pessoa possa, em outro momento, fazer outras qualificações para recolocação no mercado de trabalho. Além disso, o secretário afirmou que foi observada, junto a pesquisas da Acil, que há uma grande rotatividade no mercado de trabalho limeirense. A partir disso, foi desenvolvido, junto à associação, um fluxograma para que uma triagem dos candidatos seja feita “A partir disso, vamos encaminhar o candidato para dois cursos, um profissionalizante e outro de análise comportamental”, comentou o secretário. “Isso é um programa do governo estadual que nós já aplicamos em Limeira, chamado Time do Emprego, que faz essa análise comportamental do candidato”, explicou Almirall. “Isso é importante porque poderá ser identificado o perfil de cada candidato, e ele vai ser encaminhado a uma vaga que condiz com seu perfil. Assim, o empregador, caso aconteça, não precisa se preocupar em substituir o funcionário, que ele investiu na contratação, por causa do perfil”, afirmou o prefeito Mario Botion.

* Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.