Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Presos em operação passarão por audiência de custódia nesta sexta-feira (24) em Limeira

É possível que algum advogado já entre com pedido de relaxamento de prisão


Por Carlos Gomide Publicado 24/06/2022
fraudes IPTU; presos IPTU
Presos por fraudes no IPTU terão sigilos bancários e fiscal quebrados – Foto: Educadora

Os nove presos na Operação do Gaeco e da Polícia Civil, deflagrada nesta quinta-feira (23), em Limeira, passarão por audiência de custódia nesta sexta-feira (24). Os detidos prestarão esclarecimentos ao Poder Judiciário que também deve analisar os atos realizados durante a ação, o material apreendido. É possível que algum advogado já entre com pedido de relaxamento de prisão. A audiência está marcada para às 11h.

A Operação para o cumprimento de 12 mandados de prisão e de 14 de busca e apreensão ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) e contou com o auxílio de policiais civis de cidades da região. De acordo com informações da Prefeitura, a Administração Municipal formulou representação em março deste ano junto à Delegacia Seccional de Limeira requisitando ao delegado Antônio Luis Tuckumantel a instauração de inquérito policial para investigação de atos de fraude relativos a transferência irregular de propriedades e de cancelamentos de débitos fiscais (dívidas de IPTU).

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA

No momento em que o caso foi constatado em março, a empresa fornecedora do software abriu o sistema de backup de segurança para confrontação dos registros existentes com as movimentações dos dados, situação que acabou por revelar divergências, além da criação de login de usuário falso. A fraude se caracterizou inicialmente pelo cancelamento de dívidas.

Com a instauração do inquérito, as Secretarias de Urbanismo, de Fazenda, Assuntos Jurídicos e Segurança Pública passaram a fornecer à Polícia Civil todas as informações relativas à prática de fraude. Com isso, os suspeitos – servidores, ex-servidores e outras pessoas – foram identificados.

EXONERAÇÃO

O prefeito Mario Botion (PSD) exonerou os 4 servidores públicos presos em operação do Ministério Público e da Polícia Civil que investiga fraudes em dívidas de IPTU de Limeira. As portarias foram publicadas no Jornal Oficial do Município desta sexta-feira (24).

O que chama a atenção são os salários recebidos pelo quarteto: entre R$ 5 e R$ 8 mil. Três deles eram comissionados e um efetivo. No total, 9 pessoas foram presas nesta quinta-feira (23) e três estão foragidas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.