Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Programa Samuzinho oferece treinamento em escolas municipais

Os alunos aprenderam a agir em situações de convulsão, desmaio e engasgo (obstrução das vias aéreas por corpo estranho)


Por Redação Educadora Publicado 06/08/2025
Programa Samuzinho oferece treinamento em escolas municipais
Foto: Secretaria de Comunicação

Com foco em educação e prevenção, a Prefeitura de Limeira (SP) mantém o programa Samuzinho, iniciativa da Secretaria de Saúde que leva noções básicas de primeiros socorros a estudantes da rede municipal de ensino. Na segunda-feira (4), na Emeief Prof.ª Raquel Aparecida Franceschi, a ação envolveu 53 alunos. Na terça-feira (5), foi a vez da Emeief Prof. José Roberto Prada receber o treinamento, que alcançou 68 estudantes com idades entre 9 e 11 anos.

A capacitação foi conduzida pelo supervisor do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano da Saúde, Lucas Amurim de Araújo, e pela subcoordenadora do Samu, Fernanda Cantão. Os alunos aprenderam a agir em situações de convulsão, desmaio e engasgo (obstrução das vias aéreas por corpo estranho), além de tirarem dúvidas sobre fraturas, cortes e queimaduras, inclusive as provocadas por água viva.

Durante o encontro, Fernanda destacou a importância de combater mitos sobre primeiros socorros, como o uso de manteiga ou pasta de dente em queimaduras. “A recomendação correta é colocar a área queimada sob água corrente ou soro fisiológico em temperatura ambiente. E jamais usar gelo, pois o frio intenso também pode queimar a pele”, explicou. No caso de queimaduras por água-viva, a orientação é aplicar vinagre sobre a lesão.

O aluno Arthur Bertanha Miranda, de 10 anos, contou que já sofreu pequenos acidentes domésticos e mostrou duas cicatrizes, uma no queixo, quando caiu no parquinho, e outra na mão, quando se cortou com faca e levou quatro pontos. Ele afirmou ter gostado do treinamento. “Aprendi o que fazer se alguém tiver uma convulsão. Já sei ajudar, mas em nome de Jesus, espero que isso não aconteça”, comentou.

Além dos primeiros socorros, o Samuzinho também conscientiza sobre o papel do Samu 192 e os prejuízos causados pelos trotes. As crianças receberam orientações sobre como acionar corretamente o serviço em emergências: manter a calma, descrever a situação com clareza, informar se a vítima respira e está consciente e repassar o endereço completo com pontos de referência.

A Secretaria de Educação apoia o Samuzinho e, ao longo de agosto, outras sete escolas municipais já estão com participação pré-agendada no programa, são elas: Padre Maurício Sebastião Ferreira, Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Maria Madalena Vasconcellos da Silva, Deputado Laércio Corte, Vereador Mauro Sérgio Vieira e Profª Marcia Apª Della Coletta Sillmann.

Serviço :

Escolas e demais instituições interessadas em agendar treinamentos oferecidos pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano podem ligar no 3404-9790 ou enviar e-mail para o endereço: [email protected]

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.