Projetos do Dr. Marcelo Rossi chegam a mais de 30 grupos e impactam mais de 2 mil pessoas
“Meu compromisso é tirar o idoso da invisibilidade”, declara vereador
Além de articulações para corrigir atrasos históricos das políticas públicas voltadas ao envelhecimento, o vereador Dr. Marcelo Rossi realizou projetos – Limeira Contra o Alzheimer e Idoso Por Um Minuto – que alcançaram mais de 30 grupos, e impactaram diretamente a vida de mais de 2 mil pessoas em seu primeiro ano de segundo mandato.
“Minha meta é que os idosos deixem de ser figurantes. Eles já contribuíram, trabalharam, cuidaram de outros, mas, quando envelhecem, são descartados. Essa é a realidade que eu luto para mudar”, declara.
Para essa missão, Dr. Marcelo envolve desde os jovens até os próprios idosos.
O movimento Limeira Contra o Alzheimer, realizado desde o seu primeiro mandato quando criou a Lei 5.833/17, alcança o público 60+ de todas as regiões da cidade, inclusive a área rural.
Projetos de Marcelo Rossi chegam a mais de 30 grupos
Em 2025, o vereador levou a conscientização sobre o envelhecimento com ênfase na Doença de Alzheimer a 24 grupos da Terceira Idade ligados ao serviço social, impactando diretamente mais de mil pessoas. As palestras também foram realizadas em grupos de diferentes religiões e instituições de ensino, como a Unicamp, por meio do Programa UniversIDADE 50+.
Em setembro, o V Seminário de Atenção e Prevenção da Doença de Alzheimer promovido por Dr. Marcelo no Teatro Nair Bello reuniu 300 participantes, entre estudantes, profissionais da saúde e assistência social.
Já com o público jovem, o projeto Idoso Por Um Minuto, que integra o Calendário Oficial de Eventos de Limeira (Lei Nº 6.470/2020), envolveu estudantes do Ensino Fundamental, universitários, aprendizes e lojistas do Pátio Limeira Shopping.
Para compreender o processo de envelhecimento, os participantes vivenciam os desafios cotidianos que os idosos enfrentam. Com óculos embaçados simulam a redução da visão, com fone de ouvido as mudanças na audição e com pesos nos corpos e imobilizadores sentem os impactos da mobilidade. Também usam cadeiras de roda, andadores, muletas, bengalas e simulam situações, como preencher uma ficha sob pressão de horário e pressa dos mais jovens, atravessar uma rua, andar entre cones sentindo tontura, dificuldade de equilíbrio e outras vivencias.
O impacto é imediato. Tem jovem que chora, diz que, se soubesse como é difícil, teria mais paciência com a avó, com idosos no mercado e no trânsito, por exemplo.
“Outras causas felizmente hoje têm representantes, como as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Mas quem fala pelos idosos? Quem fala pela família exausta que tem um pai ou uma avó com demência? O paciente com Alzheimer e sua família não têm porta-voz. Meu objetivo é preencher essa lacuna”.
Portanto, Dr. Marcelo reforça que seu trabalho em 2026 será dar visibilidade à população idosa e dignidade, com mais ações concretas.
CENTRO DO IDOSO
Após articulação intensa do Dr. Marcelo, inclusive com abaixo-assinado feito antes do seu segundo mandato, a obra do Centro de Referência do Idoso, fechado desde o final do seu primeiro mandato, foi retomada em 2025. A previsão de entrega é até o segundo semestre de 2026.
APARELHO AUDITIVO
Com mais de 500 pacientes na espera, Dr. Marcelo destinou R$ 892 mil de emenda impositiva para zerar a fila a partir de janeiro. “A falta de audição acelera depressão, isolamento e até Alzheimer. Corrigiremos essa injustiça”, enfatiza.
MAIS ATENDIMENTO AO IDOSO
A pedido do vereador, que protocolou requerimento 745/2025 na Câmara Municipal, a Prefeitura contratará novos especialistas a partir de janeiro, fortalecendo a aplicação da Lei do Alzheimer (Lei 5.833/17).
PULSEIRA DO ALZHEIMER E VALE-REMÉDIO
Outra meta para 2026 é a aplicação de duas leis do vereador aprovadas neste ano – A Pulseira do Alzheimer (Lei 7.143/2025), que auxiliará na identificação de pessoas que se perdem, entre outros benefícios; e o Vale-Remédio (Lei 7.207/2025), que consiste na entrega de um voucher para pacientes vulneráveis quando houver falta de medicamentos na rede municipal.
FARMÁCIA DE ALTO CUSTO
Após solicitações do Dr. Marcelo por meio da indicação Nº 2.841/2025, o atendimento foi ampliado de seis para dez guichês, diminuindo o tempo de espera. O parlamentar solicitou ainda outras melhorias já previstas para 2026.
CENTRO DE SAÚDE DA CRIANÇA
Reivindicada por uma idosa que procurou seu gabinete na Câmara, o vereador protocolou a Indicação 2251/2025 e a unidade foi reaberta neste ano, reduzindo em 16,7% a demanda nos Prontos Atendimentos e reorganizando o fluxo pediátrico.
AGENDA FÁCIL
Por meio do Requerimento Nº 425/2025, Dr. Marcelo expôs em setembro os índices de faltas nos atendimentos de saúde. Com a implantação do Agenda Fácil Saúde anunciada pelo prefeito Murilo Félix, Limeira recuperou 4.217 consultas que seriam perdidas por faltas, gerando economia de R$ 210 mil. Em outubro, a taxa de ausência caiu de 18,74% para 14,78%, e, em novembro, de 19,55% para 18,43%.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.