Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rede municipal de Limeira inicia ano letivo com mais de 25 mil alunos

Aulas começam na próxima terça-feira (3) na educação infantil e no ensino fundamental


Por Redação Educadora Publicado 31/01/2026
Rede municipal de Limeira inicia ano letivo com mais de 25 mil alunos
Foto: Eduardo Zanzirolamo

A rede municipal de ensino de Limeira (SP) inicia o ano letivo na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, com 25.648 estudantes matriculados. O número inclui alunos da educação infantil das escolas municipais e das unidades conveniadas ao programa Bolsa Creche, além do primeiro ciclo do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Nesta semana, diretores das unidades escolares e equipes técnicas da Secretaria de Educação participaram de um encontro formativo com foco na organização do início das aulas e no planejamento das ações para 2026. Entre os temas abordados estiveram a recepção dos estudantes, a gestão escolar e as diretrizes pedagógicas para o novo ano.

A Secretaria de Educação informou que as equipes das escolas estão sendo reforçadas com a convocação de mais de 120 monitores, além de professores aprovados no Concurso Público 01/2023 e profissionais contratados por processo seletivo. Também estão previstas reformas em algumas unidades e a aquisição de novos mobiliários.

Para este ano, a rede municipal passa a adotar ajustes na matriz curricular, com a inclusão da disciplina de linguagens e tecnologias. Segundo a pasta, os professores receberão formação específica para a implementação do novo componente. A secretaria também disponibilizou o documento digital “Gestão Legal”, que reúne informações administrativas e pedagógicas da rede.

Ao longo de janeiro, foram distribuídos materiais pedagógicos às escolas. Mais de três mil brinquedos educativos foram destinados à educação infantil, enquanto os livros didáticos atenderão alunos do ensino fundamental. A rede recebeu cerca de 45 mil exemplares por meio do programa Alfabetiza Brasil, em parceria com os governos federal e estadual.

Outra novidade anunciada para o ano letivo é a adoção da plataforma Google for Education. As ferramentas digitais, que incluem recursos de ensino, comunicação e inteligência artificial, serão disponibilizadas inicialmente aos professores para apoio no planejamento das aulas. A implantação, os treinamentos e o suporte técnico ficarão a cargo da empresa parceira responsável pelo convênio.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.