Santa Casa de Limeira alerta famílias após golpistas tentarem se passar por funcionários
Mensagens por WhatsApp usaram dados de pacientes para pedir pagamentos; hospital reforça que não faz cobranças por telefone
A Santa Casa de Limeira (SP) emitiu um alerta após famílias de pacientes internados receberem mensagens de golpistas que se passaram por profissionais do hospital. Usando informações dos pacientes, os criminosos solicitaram pagamentos para supostos procedimentos. Ninguém foi enganado, graças à orientação imediata das equipes, mas a instituição reforçou a importância de atenção redobrada, já que tentativas semelhantes já ocorreram anteriormente.
Segundo a Santa Casa, o hospital não faz cobranças por WhatsApp, telefone ou mensagens, tanto em atendimentos do SUS quanto por convênios. Informações e orientações sobre pacientes internados são sempre prestadas presencialmente pelos profissionais responsáveis, seguindo os protocolos internos.
A instituição também destacou a necessidade de proteger dados pessoais, que podem ser usados por golpistas em tentativas de manipulação. De acordo com o hospital, os sistemas são atualizados constantemente, os colaboradores passam por treinamentos regulares e as práticas previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fazem parte da rotina da unidade.
A Santa Casa orienta que qualquer situação suspeita seja comunicada imediatamente ao CRC ou ao Serviço Social, pelos telefones (19) 3446-6100 – ramais 6389/6368, ou presencialmente no setor, dentro do hospital.
A instituição reforçou que segue à disposição para orientar e proteger pacientes e familiares.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.