Santa Casa de Limeira opera com 100% da capacidade nas UTIs e pronto-socorro

Diretor Marcelo Prata faz apelo à população para que busque atendimento inicial em unidades básicas


Por Fernando Covre Publicado 24/04/2025
Santa Casa de Limeira opera com 100% da capacidade nas UTIs e pronto-socorro
Foto: Fernando Covre

Em um comunicado gravado nesta quarta-feira, 23 de abril de 2025, o Dr. Marcelo Fernandes Prata, diretor e coordenador do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, alertou a população sobre a situação crítica enfrentada pelo hospital. Segundo ele, todas as UTIs da unidade estão lotadas, assim como o pronto-socorro e as salas de emergência. O hospital atingiu sua capacidade máxima de atendimento.

“Estamos na nossa capacidade máxima, e isso pode afetar o atendimento. Não teremos condições de dar o atendimento como o munícipe merece”, afirmou o médico, que também é cirurgião cardiovascular e coordenador da UTI Coronariana.

Diante do cenário, o Dr. Marcelo Prata fez um apelo à população: que procure inicialmente os serviços de saúde de menor complexidade, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital da Humanitária — este último considerado um hospital de complexidade intermediária.

Somente após o atendimento e avaliação nesses locais, e caso o médico indique a necessidade de transferência, o paciente deve ser encaminhado à Santa Casa por meio do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), responsável por regular as vagas hospitalares.

A recomendação visa garantir que os casos realmente graves tenham acesso ao atendimento especializado que a Santa Casa oferece como hospital de nível terciário. O diretor reforçou que essa conduta é essencial para que o pronto-socorro continue funcionando de forma eficaz e segura.

“Falo em nome de toda a equipe da Santa Casa. Precisamos da colaboração da população para que o nosso sistema de saúde continue atendendo com dignidade e qualidade todos os limeirenses que mais precisam”, finalizou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.