Saúde confirma duas mortes por febre maculosa em Limeira
Os casos são de um homem, de 44 anos, que faleceu dia 31 de agosto, e de uma menina, de 6 anos, no dia 5.
A Secretaria de Saúde confirmou duas mortes por febre maculosa em Limeira
As causas das mortes foram confirmadas por exame laboratorial, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. Os casos são de um homem, de 44 anos, que faleceu dia 31 de agosto, e de uma menina, de 6 anos, no dia 5.
- Menina de 6 anos morre de febre maculosa em Limeira
- Zoonoses faz visita preventiva à escola após morte por febre maculosa
- Escola faz momento de oração para homenagear estudante de 6 anos que morreu de febre maculosa
Na primeira ocorrência, o Bairro dos Loiolas é apontado pela Divisão de Controle de Zoonoses como local provável da infecção, porém técnicos da Secretaria de Saúde ainda estão monitorando a região para saber o local exato em que a vítima foi infectada.
Mortes por febre maculosa em Limeira
Já em relação à criança, técnicos da Zoonoses continuam investigando os prováveis locais de infecção frequentados por ela. A pasta, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, ressaltou que não há suspeitos entre os familiares das vítimas, no entanto, segue acompanhando eventuais novas ocorrências.
A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, vem adotando várias medidas em relação à doença. Além da investigação dos locais prováveis de infecção para detectar áreas infestadas, há também um trabalho preventivo.
Recentemente, funcionários de todas as UBSs passaram por uma capacitação para identificação de eventuais novas suspeitas da doença e providências que devem ser tomadas.
O objetivo é que a população também seja informada a respeito de sintomas e de quais medidas devem ser adotadas. A Divisão de Controle de Zoonoses está também realizando palestras em escolas da área urbana e rural para multiplicação de informações.
A Secretaria de Saúde recomenda as seguintes ações de prevenção: evitar caminhar, sentar ou deitar em áreas próximas a mato e córrego que podem estar infestadas por carrapatos.
Na hipótese de as pessoas frequentarem essas áreas e apresentar sintomas como febre, dor no corpo, o correto é procurar por atendimento médico e informar que esteve nesses locais.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.