Se houver prescrição, Limeira tem estoque de cloroquina para internados na URC
Medicamento tem sido usado no tratamento ao coronavírus, mas a eficácia ainda está em fase de teste científico
![](https://elimeira.com.br/wp-content/uploads/2020/03/090320-foto-remedio-scaled.jpg)
A Secretaria Municipal da Saúde tem um estoque de cloroquina que poderá ser usado em pacientes internados na Unidade de Referência de Covid-19 (URC), caso haja prescrição dos médicos assistentes. A informação é do secretário municipal de Saúde, Vitor Santos.
Pacientes com prescrições fora do protocolo não terão dispensação pelo Município nesse momento. “Estamos buscando fornecedores da cloroquina, azitromicina e zinco, para construir um estoque caso o Ministério da Saúde, abra a possibilidade do tratamento ambulatorial”.
A CLOROQUINA
A cloroquina, recomendada como tratamento já na fase inicial da Covid-19 pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (9) durante pronunciamento em cadeia nacional, é apenas um dos remédios e substâncias estudados por várias frentes da comunidade científica em busca de soluções na luta contra a pandemia do novo coronavírus.
A cloroquina, ou hidroxicloroquina, é um dos fármacos já aprovados e utilizados para outras doenças (malária, artrite reumatoide e lúpus) que são vistos como alternativas imediatas na luta contra o coronavírus porque já passaram as inúmeras etapas de avaliação necessárias para lançar um remédio no mercado.
Os estudos ainda não são conclusivos. A indicação do medicamento é competência apenas do médico, que deverá avaliar as condições do paciente e estudar eventuais reações adversas para indicar ou não a substância.
A UNIDADE DE REFERÊNCIA
A URC começa a funcionar na próxima segunda-feira (13) com 16 leitos de internação, mas com capacidade de chegar a 30. O local foi equipado pelos quatro hospitais e a Prefeitura de Limeira. A gestão é compartilhada.
A equipe médica será coordenada pelo médico César Vanderlei Carmona, indicação consensual dos diretores clínicos dos hospitais “e composta pelos melhores especialistas da região”, diz o secretário de Saúde.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.