Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Seis escolas de Limeira podem aderir programa cívico-militar

Veja a lista de escolas de Limeira que passarão pelo processo de consulta pública


Por Leticia Viganó Publicado 19/07/2024
Seis-escola-de-Limeira-podem-aderir-programa-civico-militar
Foto: Google Maps

A Secretaria Estadual de Educação divulgou nesta quinta-feira (18) a lista de escolas que passarão por consulta pública com a comunidade para a implantação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025. Seis escolas de Limeira (SP) foram selecionadas para passarem por essa etapa.

Em cidades da região, como Cordeirópolis, Cosmópolis e Iracemápolis outras quatro escolas passarão pelo processo. As unidades tiveram dos dias 21 e 28 de junho para manifestar interesse no modelo.

Veja a lista de escolas:

  • Escola Professora Ruth Ramos Cappi – Limeira
  • Escola Irma Maria de Santo Inocencio Lima – Limeira
  • Escola Manuel Alves Conego – Limeira
  • Escola irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello – Limeira
  • Escola Dom Tarcisio Ariovaldo Amaral – Limeira
  • Escola Luigino Burigotto – Limeira
  • Escola Coronel José Levy – Cordeiropolis
  • Escola Doutor Paulo de Almeida Nogueira – Cosmopolis
  • Escola Professora Ivete Sala de Queiroz – Cosmopolis
  • Escola Joaquina de Castro Azevedo – Iracemapolis

Como funcionarão as consultas públicas

As escolas deverão se reunir com os pais ou responsáveis até 31 de julho e, depois desse período, a comunidade poderá votar entre os dias 1º e 15 de agosto em uma plataforma digital da secretaria.

Os responsáveis terão as seguintes opções para votarrem: Sim, aceito o modelo cívico-militar; não, não aceito o modelo cívico-militar; nulo; branco. Todos os participantes devem votar, sendo que é válido apenas um voto por CPF. A aprovação é simples, dependendo de 50% dos votos mais um, explica a secretaria.

As escolas terão de criar uma comissão consultiva durante esse processo. O grupo deve ser composto por um representante da direção escola, dos professores, do alunos, dos pais e de estudantes com no mínimo 16 anos completos.

As escolas do programa terão ao menos um policial da reserva, que será escolhido pela Secretaria da Educação. No caso das unidades municipais, a pasta da Segurança Pública irá “colaborar” com as prefeituras. O gasto previsto com os agentes, para 100 escolas prometidas por Tarcísio, é de cerca de R$ 7,2 milhões.

A gestão de Tarcísio tem o intuito de implementar o modelo em 45 unidades escolares do estado em 2025. Se durante a consulta pública mais de 45 comunidades escolares manifestarem interesse no modelo, o governo irá adotar critérios de desempate.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.