Ainda sem prazo para Fatec de Limeira, governador destaca importância do ensino técnico
A ideia é que daqui para frente o ensino seja ampliado de forma virtual, como é o caso da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), recebeu na manhã desta quarta-feira (17), proprietários e diretores de emissoras de rádio de todo o Estado para uma entrevista coletiva. A Educadora esteve presente no encontro e questionou o governador sobre a vinda da Fatec (Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo) para a cidade de Limeira.
O chefe do executivo ressaltou a importância do ensino técnico e afirmou que as Fatecs são um sucesso no Estado. A ideia é que daqui para frente o ensino seja ampliado de forma virtual, como é o caso da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), e que em breve Limeira será contemplada com a Faculdade de Tecnologia. Garcia afirma que para construir escolas e contratar professores para atender a alta demanda, tanto do ensino médio e técnico, quanto do ensino superior, demoraria 30 anos, e a alternativa é a contratação da iniciativa privada, com a supervisão do Centro Paula Souza para a implementação dos trabalhos.
- ‘Limeira está prestes a perder a Fatec’, diz Murilo Félix em resposta a Botion
- João Doria e Mario Botion trocam farpas sobre a vinda de Fatec à Limeira
Segundo Garcia, a forma do ensino mudou muito com a pandemia da covid-19, e novos instrumentos surgiram para conseguir ofertar cursos de qualidade, com baixo custo e que mais estudantes tenham acesso. O objetivo é que, com isso, a possibilidade de ensino remoto cresça nos próximos anos.
Fatec em Limeira
O caso se arrasta desde a gestão de Geraldo Alckmin, em 2011. Em novembro de 2021, a Educadora perguntou ao então governador João Doria (PSDB) sobre a previsão para instalação da Fatec em Limeira, que na ocasião alfinetou o prefeito Mario Botion (PSD). “A Prefeitura precisa preparar este projeto, nós não o temos e não é necessário transformar isso em um conflito com a Prefeitura de Limeira, mas ela (Prefeitura), precisa fazer a lição de casa”, disse.
Já o prefeito Mario Botion deu sua versão sobre a vinda da Fatec à Limeira. “É um direito do governador falar da forma como ele interpreta a situação, mas a Fatec é uma prioridade da gestão municipal desde o primeiro mandato. É necessário trabalhar em conjunto, parte é feito por nós e o restante deve ser feito por eles”, explicou.
Texto: Gustavo Molina
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.