Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘Tem médico que está dois dias seguidos virando’, diz Secretário da Saúde de Limeira sobre URC

De acordo com Vitor Santos, a sobrecarga sobre os médicos e enfermeiros é muito grande, já que uma das maiores dificuldades é a preparação de novos médicos para o trabalho na UTI


Por Redação Educadora Publicado 09/03/2021

O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, falou em entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora, desta segunda-feira (9) que um dos principais problemas que a UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC) enfrenta é a sobrecarga da equipe médica. “Nós sabemos que todos estamos sofrendo, mas imagine a pressão sobre a equipe médica. Eu tenho médico plantonista lá que está dois dias seguidos virando para não ter falta de médico na UTI”, disse.

De acordo como secretário, a sobrecarga sobre os médicos e enfermeiros é muito grande, já que uma das maiores dificuldades é a preparação de novos médicos para o trabalho na UTI. “Equipamento até consegue colocar, mas não tem mais recursos humanos. Nós pagamos um valor de plantão maior do que qualquer cidade no entorno, maior até do que hospitais particulares, mas não encontra [profissionais] por uma razão simples: não se faz um médico de uma hora para a outra”, disse. “São seis anos para você formar um médico. Para formar um médico com experiência, precisa de no mínimo cinco anos, e para ter uma pessoa que possa tratar de um paciente em uma UTI, é mais difícil ainda”, explicou.

Vitor Santos disse ainda que a Prefeitura realizou concurso para contratar mais enfermeiros recém-formados, porém, foi necessário investir no treinamento dos profissionais. “Nós tivemos que ter um profissional mais habilitado junto com o outro profissional para que a gente pudesse ir capacitando na prática, porque isso não é uma doença de teoria, isso é uma doença de prática. Não adianta você estudar em um livro e ir cuidar de um paciente na UTI porque você não vai conseguir ter um bom desempenho enquanto não estiver lá dentro”, falou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.