Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tempo seco em Limeira: veja cuidados para preservar sua saúde

Diante desse cenário, é aconselhável a adoção de cuidados simples para preservar a saúde


Por Redação Educadora Publicado 20/08/2025
Tempo seco em Limeira veja cuidados para preservar sua saúde
Foto: Arquivo/Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Limeira (SP) alerta a população para a ocorrência de baixos índices de umidade do ar nos próximos dias. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a umidade deve atingir 25% nesta quarta-feira (20), 23% na quinta-feira (21) e 21% na sexta-feira (22, valores bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 40% e 70%.

O pneumologista e médico da pasta, Danilo Gullo Ferreira, ressalta que os níveis reduzidos de umidade do ar causa ressecamento da mucosa do nariz, da boca e dificuldade para respirar, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias.

Diante desse cenário, ele sugere a adoção de cuidados simples para preservar a saúde. A primeira recomendação é manter-se hidratado. “O ideal é beber três litros de água ao longo do dia”, afirmou. Outras medidas citadas incluem usar soro fisiológico para manter as narinas úmidas e colocar toalhas molhadas ou umidificadores nos ambientes para amenizar os efeitos do tempo seco.

Em relação à prática de atividades físicas, a orientação é exercitar-se apenas nos primeiros horários da manhã ou no final da tarde. “Quando a umidade do ar estiver abaixo de 30%, evite atividades físicas ao ar livre”, salientou. “Vamos juntos passar esse inverno respirando melhor”, completou.
Mais orientações

Outras medidas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgadas em documento sobre mudanças climáticas e mitigação dos impactos à saúde, incluem:

  • Manter portas e janelas fechadas durante queimadas para evitar a entrada de fumaça;
  • Evitar o uso de pesticidas dispersíveis no interior da residência;
  • Evitar exposição ao cigarro e outros poluentes intradomiciliares, como excesso de produtos de limpeza com perfumes e substâncias químicas;
  • Consumir alimentos saudáveis: frutas, hortaliças e legumes;
  • Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.