Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Terapia de grupo em Limeira irá auxiliar pessoas a parar de fumar

As inscrições devem ser feitas entre os dias 24 e 27 de julho, pelo telefone 3404-9791


Por Redação Educadora Publicado 20/07/2023
Terapia de grupo em Limeira irá auxiliar pessoas a parar de fumar
Foto: Prefeitura de Limeira

Pessoas interessadas em abandonar o hábito de fumar passam a contar, a partir do próximo mês, com um novo serviço gratuito. Trata-se do Grupo de Orientação e Combate ao Tabagismo, iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. Serão abertas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas entre os dias 24 e 27 de julho, pelo telefone 3404-9791. O atendimento telefônico é das 9h às 11h30 e das 14h às 15h30.

Para participar, é necessário ter pelo menos 18 anos e residir em Limeira. No momento da inscrição, o munícipe deve informar RG, CPF, número do cartão SUS e o endereço completo (incluindo o CEP). É preciso, ainda, deixar um número de telefone para contato. Não é necessário encaminhamento médico para realizar a inscrição. “O importante é ter vontade de parar de fumar”, destacou a enfermeira e chefe da Atenção Básica de Saúde, Denise Ferro.

O trabalho será desenvolvido por equipe multidisciplinar, conforme as diretrizes da Secretaria Estadual da Saúde, sob a supervisão da psicóloga e coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf), Josiane Miranda. Segundo ela, a atividade terá duração de três meses, período em que haverá sete sessões em grupo, às quartas-feiras, das 19h às 20h, na UBS do Parque Hipólito 1.

“Antes de ser encaminhado para a terapia em grupo, os pacientes passarão por uma avaliação, com enfermeiro, médico e psicólogo”, afirmou Josiane. Uma nova avaliação será realizada ao final desse trabalho, informou.

O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, fez um alerta sobre os prejuízos à saúde relacionados ao hábito de fumar. “O cigarro está associado às doenças que mais matam no mundo, tais como infarto, câncer, enfisema pulmonar, dentre outras”, disse. “O consumo do cigarro deve ser combatido não só com medicamentos, mas também com mudanças no estilo de vida e essa é a função dos grupos de orientação e combate ao tabagismo”, finalizou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.