Trabalhadores das Joias de Limeira terão reajuste de até 15,29% no piso salarial
Já para aqueles que ganham mais que piso, o reajuste será de 11%, de acordo com a convenção coletiva 2022-2023
Os trabalhadores do ramo de joias e folheados de Limeira que ganham acima do piso salarial vão receber um reajuste de 11% a partir de abril. É o resultado da convenção coletiva 2022-2023, assinada com o setor patronal nesta semana. Para quem atua nas empresas de bijuterias e folheados, o piso terá reajuste de 15,29%, sendo que nas empresas de ouro e joias, 13,45%.
Esta é mais uma conquista no novo sindicato da categoria, o Sintijob (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das Joias de Limeira). Em março deste ano, a entidade já havia recuperado índices salariais de duas convenções anteriores, cujas negociações estavam emperradas – 4% (2020) e 8% (2021) – com pagamentos retroativos. Também já havia garantido aos trabalhadores o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) destes anos.
“Graças ao trabalho sindical, as empresas de Limeira estão fazendo jus aos trabalhadores do setor de Joias e Bijuterias, que tinham um piso salarial menor que de outras cidades”, apontou o presidente do Sintijob, Carlos Solano. A entidade limeirense foi oficializada no ano passado, após mais de 20 anos de luta.
Com os novos valores, o piso salarial da categoria vai a R$ 1.560. Para 2022, os trabalhadores terão uma PLR de R$ 425, a ser quitada em duas parcelas (julho e setembro deste ano). Além disso, o pagamento do dia 1° de dezembro terá acréscimo de 100%, em referência ao Dia do Trabalhador Joalheiro.
“Qualquer dúvida ou denúncia deve ser realizada pelo telefone 3442-6912, ou na sede do sindicato – Rua Joaquim Rodrigues de Oliveira, 381, Vila Cláudia”, lembrou Solano.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.