Viaduto levará nome de Monsenhor Gustavo Mantovani
A votação ocorreu na durante a sessão da Câmara de Limeira na tarde desta segunda-feira (15)
Monsenhor Gustavo Mantovani foi o vencedor para nomear viaduto da Barroca Funda. A votação ocorreu na durante a sessão da Câmara de Limeira na tarde desta segunda-feira (15). Veio para Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até o falecimento, em 18 de junho de 2019. Fundou o Colégio São Benedito, há mais de 50 anos, e a escola infantil Gasparzinho (1970).
Foram 26 votos para o vencedor, oito para Orlando Cavichia e quatro votos para Raphael Corrêa da Silva. Também houve dois votos nulos.
Na ocasião, o prefeito, a vice-prefeita, os 21 vereadores, os secretários municipais e os presidentes das autarquias municipais participaram de uma votação para a escolha do nome vencedor, entre os três finalistas.
Os finalistas foram, além do Monsenhor Gustavo Mantovani, Orlando Cavichia e Raphael Corrêa da Silva.
Inaugurado em 31 de março de 2021, o viaduto liga o Centro de Limeira a bairros da região sul – como jardins Aeroporto, Lago e Lagoa Nova. É considerado a maior obra viária da cidade nos últimos 20 anos e foi concluído em apenas um ano pela administração municipal.
TRAJETÓRIA DOS FINALISTAS
Monsenhor Gustavo Mantovani
Nascido em Descalvado (SP), em 5 de setembro de 1927, era filho de Maria Dileta e José Mantovani. Foi ordenado padre em 1952, na Catedral Metropolitana de Campinas. Veio para Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até o falecimento, em 18 de junho de 2019. Fundou o Colégio São Benedito, há mais de 50 anos, e a escola infantil Gasparzinho (1970). Auxiliou a construção do asilo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário (1995). Em 2005, recebeu o título de “monsenhor”, outorgado pelo então bispo diocesano de Limeira, dom Augusto Zini Filho.
Orlando Cavichia
Nasceu em 3 de abril de 1931, no sítio que pertencia a seus antepassados há mais de 100 anos, às margens do córrego Barroca Funda, em Limeira. Com o tempo, a família cedeu terras para que a prefeitura realizasse obras de urbanização da cidade. Primeiramente, para a ligação da Av. Eduardo Peixoto à antiga Estrada Limeira-Santa Bárbara (atual Av. Lauro Correa da Silva). Depois, para o alargamento da Lauro Correa da Silva, transformada em avenida, e a construção da rotatória da Barroca Funda – onde posteriormente foi edificado o novo viaduto. Faleceu em 26 de novembro de 1991.
Raphael Corrêa da Silva
Filho do ex-prefeito Lauro Corrêa da Silva e de Magdalena Munhoz Corrêa da Silva, nasceu em 6 de outubro de 1925. Atuou na área empresarial, iniciando a carreira na antiga Máchina São Paulo. Uniu-se a outros empreendedores e adquiriu a Dilivesa Veículos (revenda da Ford), a qual dirigiu por por 44 anos. Também abriu negócios na área agrícola e fundou a empresa Valbrás. Presidiu a Acil e o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira e foi conselheiro nacional do Senac. Integrou o conselho da Casa da Criança Santa Terezinha por 40 anos. Faleceu em 5 de setembro de 2003.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.