Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Zoonoses de Limeira alerta para ação de falsos agentes

Prefeitura enviou comunicado que tem recebido ligação de munícipes sobre profissionais que abordam pessoas e impõem a entrada nas casas


Por Grasiele Gerondi Publicado 11/10/2022
dengue; zoonoses; falsos agentes
Os agentes estão sempre uniformizados, com camiseta e colete azul, com o selo de combate ao Aedes aegypti e brasão da prefeitura (na manga) – Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, alerta a população sobre a ação de falsos agentes de combate ao Aedes aegypti. Frequentemente, o setor recebe ligações de munícipes sobre a veracidade de profissionais que abordam pessoas e impõem a entrada nas residências. A pasta esclarece que tal prática é ilegal e não faz parte das atribuições da Divisão.

Conforme a Zoonoses, os agentes estão sempre uniformizados, com camiseta e colete azul, com o selo de combate ao Aedes aegypti e brasão da prefeitura (na manga). Eles também estão de crachá de identificação, com foto, nome e brasão da prefeitura.

Em caso de dúvidas durante a ação contra a dengue, a população pode ligar nos telefones 3441-3548 ou 3451-3546 para confirmar a identidade do agente. A orientação é que o munícipe acompanhe o servidor durante a visita em todas as dependências da casa.

DENGUE

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika. A dengue é generalizada ao longo dos trópicos, com variações de locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada.

Existem quatro sorotipos distintos, porém intimamente relacionados, que causam a dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A recuperação da infecção fornece imunidade vitalícia contra o sorotipo adquirido. Entretanto, a imunidade cruzada para os outros sorotipos após a recuperação é apenas parcial e temporária. Infecções subsequentes aumentam o risco do desenvolvimento de dengue grave.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.