Apagão em Espanha e Portugal causa colapso em serviços
Empresas de transporte alertaram para o impacto nas viagens

Um grande apagão de energia elétrica deixou vastas regiões da Espanha e de Portugal sem fornecimento nesta segunda-feira (28). Aeroportos e estações de trem dos dois países foram diretamente afetados, provocando atrasos e operações reduzidas. Empresas de transporte alertaram para o impacto nas viagens, enquanto as telecomunicações também sofreram com a falha, comprometendo chamadas de voz e diminuindo a velocidade do WhatsApp.
Além disso, caixas eletrônicos e sistemas de pagamento ficaram fora do ar, agravando os transtornos. Em cidades como Madri, falhas em semáforos geraram engarrafamentos severos.
A Red Eléctrica de España (REE) informou às 12h30 (horário de Brasília), cerca de cinco horas após o início da interrupção, que o serviço havia sido restabelecido em regiões como Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia. Posteriormente, às 14h21, a operadora destacou que mais de 20% da demanda de energia já havia sido recuperada e que quase metade das subestações da rede de transmissão estavam novamente operacionais.
“A energia está sendo restaurada progressivamente em todas as zonas elétricas do país, com 45% das subestações da rede de transmissão já energizadas”, declarou a REE.
A causa exata do apagão ainda é investigada. Segundo o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, uma “forte oscilação” na rede elétrica europeia provocou a falha de distribuição de energia, mas a origem do problema permanece sob análise e nenhuma hipótese foi descartada até o momento.
Em Portugal, o primeiro-ministro Luis Montenegro afirmou que, até agora, não há indícios de que o apagão tenha sido causado por um ataque cibernético.
Diante da gravidade da situação, o ministro do Interior da Espanha declarou emergência nacional às 15h30.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.