Cientista alerta para risco de nova extinção em massa
Ele disse que o cenário catastrófico pode ser atingido caso a temperatura média global chegue a um nível de 3 ºC

O cientista Hugh Montgomery, do Reino Unido, alertou para o risco de o planeta Terra passar por uma nova extinção em massa caso não consiga reverter os efeitos das mudanças climáticas.
Ele é diretor do Centro de Saúde e Desempenho Humano da University College London.
As informações são do jornal O Globo.
O pesquisador, um dos autores do relatório de 2024 sobre saúde e mudanças climáticas, publicado na revista científica The Lancet, disse ainda que o processo já está acontecendo e que a extinção pode ser “a maior e mais rápida que o planeta já viu, e somos nós que estamos causando isso”.
Ele disse que o cenário catastrófico pode ser atingido caso a temperatura média global chegue a um nível de 3 ºC acima dos níveis pré-industriais.
Em 2024, o planeta registrou um aumento recorde de 1,5º C.
No Brasil, estudos também são nesse sentido. Segundo o Portal Eco, pesquisadores compilaram milhares de projeções já feitas e soaram o alerta: mais de 90% das espécies brasileiras de animais e plantas serão duramente impactadas caso o aquecimento do planeta prossiga no ritmo atual – e pelo menos um quarto delas pode desaparecer de vez.
O Pantanal, no entanto, deve ser o bioma mais severamente atingido, seguido pela Amazônia e pela Mata Atlântica.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já está publicado no periódico científico Perspectives in Ecology and Conservation.
Para fazer esse levantamento, todavia, os autores produziram uma síntese inédita de mais de 20,5 mil projeções publicadas sobre os impactos das mudanças climáticas.
Mais de 7,5 mil espécies diferentes de animais e plantas de ambientes terrestres e de água doce no Brasil são estudados.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.