Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dia da Conscientização pelo Gato Preto: data ajuda a desmistificar as superstições

Um morador de Limeira (SP), que possui mais de 20 gatos pretos, comprova que os felinos não trazem azar, mas pelo contrário, são puro amor e companheirismo


Por Leticia Viganó Publicado 27/10/2023

Comemorado nesta sexta-feira (27), o Dia Mundial da Conscientização pelo Gato Preto, foi criado devido a proximidade com o Dia das Bruxas celebrado em 31 de outubro, para evitar as crueldades que ocorrem com mais frequência contra esses pets durante esse período.

Um morador de Limeira (SP), que possui mais de 20 gatos pretos, comprova que os felinos não trazem azar, mas pelo contrário, são puro amor e companheirismo. Em entrevista ao eLimeira, Cassiana Fagoti, presidente da ALPA, afirma que a crueldade contra esses animais realmente aumenta com a chegada do Dia das Bruxas e que por isso é necessário redobrar a atenção.

O Dia Mundial da Conscientização pelo Gato Preto, além de celebrar a beleza dos felinos, também tem o intuito de conscientizar a população em relação aos desafios que os gatos pretos enfrentam devido as superstições. Porém, você sabe de onde vem o preconceito contra os felinos?

Origem das superstições

A superstição de que o gato preto dá azar começou na Idade Média, nas inquisições da época, quando foi realizada uma associação do animal com as bruxas. Havia a ideia de que o gato preto era parente delas e muitos diziam que quando uma bruxa era executada na fogueira, nascia um gato preto.

Naquela época, os gatos de pelagem escura foram assassinados em massa, o que levou ao aumento descontrolado da população de ratos. Consequentemente, houve o surto da peste negra e bubônica.

Outro fator que pode ter contribuído para que o mito do felino se tornasse ainda mais popular foi o conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, escrito em 1843. Na obra, um homem mata a esposa e o seu gato preto, depois disso, o animal entrega o tutor à polícia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.