Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

EUA atacam a Venezuela e capturam Nicolás Maduro: entenda conflito

Segundo Trump, a operação foi bem-sucedida e Maduro foi retirado da Venezuela e levado para julgamento nos EUA 


Por Redação Educadora Publicado 03/01/2026
Presidente Nicolás Maduro/Divulgação

Em um dos episódios mais dramáticos das relações hemisféricas em décadas, os Estados Unidos lançaram uma operação militar em solo venezuelano neste sábado (3), com bombardeios e incursões em Caracas e outras regiões — que, segundo o presidente americano Donald Trump, resultaram na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.  

Segundo Trump, a operação foi bem-sucedida e Maduro foi retirado da Venezuela e levado para julgamento nos EUA sob acusações criminais, incluindo narco-terrorismo e tráfico de drogas, conforme anunciou o procurador-geral dos Estados Unidos.  

Maduro e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, foram formalmente acusados na Justiça dos EUA pelos seguintes crimes:

  • Conspiração para narcoterrorismo; 
  • Conspiração para importação de cocaína;
  • Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
  • Conspiração para posse de metralhadores. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita em uma rede social.

Logo após o início da ofensiva, o governo da Venezuela publicou um comunicado afirmando que o país estava sob ataque. Caracas disse que o presidente venezuelano convocou forças sociais e políticas a ativar planos de mobilização. 

“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada”, diz o texto.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.