Dois casos de criação ilegal de pássaros são flagrados pela GCM em Limeira
GCM encontrou aves silvestres mantidas em cativeiro em construções residenciais; animais foram soltos após avaliação técnica
Dois casos de manutenção irregular de pássaros silvestres mobilizaram equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta segunda-feira (1) em bairros próximos de Limeira (SP). As ocorrências foram registradas no Jardim dos Jequitibás e no Jardim Residencial Guimarães, com apreensão de aves e vistoria de peritos.
O primeiro atendimento ocorreu às 8h30, em uma construção na Rua Professor Danilo Luis Mascarin. Segundo os guardas que atenderam a denúncia, o responsável pelo local, um homem de 53 anos, não foi encontrado. No imóvel, porém, estavam sete gaiolas e nove alçapões, além de 25 canários-da-terra. As gaiolas estavam sujas e havia pouca água e alimento. Após avaliação do biólogo do zoológico municipal, que constatou que os animais estavam ariscos e haviam sido capturados recentemente, os pássaros foram soltos em área adequada. As gaiolas e alçapões, todos em más condições, foram destruídos. Peritos estiveram no local para registrar a situação.
Pouco depois, às 9h, outra equipe da GCM foi até um imóvel na Rua Marcílio Coppi, no Jardim Residencial Guimarães, após nova denúncia anônima. No endereço, um homem de 49 anos foi localizado e apresentou aos guardas um viveiro de aproximadamente 4 metros quadrados e 3 metros de altura, onde estavam 13 coleirinhas da fauna silvestre. Segundo a equipe, os animais estavam bem cuidados, mas também demonstravam comportamento arisco, indicando possível captura recente. Por orientação técnica, as aves foram soltas na natureza.
Além dos coleirinhas, havia no local 96 canários-do-reino, animais exóticos que não pertencem à fauna silvestre. O proprietário se comprometeu a desmontar o viveiro, ação que será acompanhada pelos guardas. Peritos também realizaram exames e registros no endereço.
As duas ocorrências foram apresentadas no 2º Distrito Policial (DP) de Limeira e seguem em apuração.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.

