Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Justiça Eleitoral convoca mais de 3 mil mesários em Limeira

Os eleitores convocados devem aceitar ou contestar o chamamento em até cinco dias a partir da data da convocação


Por Redação Educadora Publicado 15/07/2024
Justica-Eleitoral-convoca-mais-de-3-mil-mesarios-em-Limeira
Foto: Grasiele Gerondi

A Justiça Eleitoral convocou mais de 3.016 eleitores para trabalharem de mesários atuar nas Eleições Municipais 2024 que acontece em outubro, em Limeira (SP). Os eleitores convocados devem aceitar ou contestar o chamamento em até cinco dias a partir da data da convocação.

O calendário eleitoral determina o prazo entre 9 de julho e 30 de agosto para que os juízes publiquem um edital com os nomes dos eleitores designados como mesárias e mesários que atuarão no primeiro e no segundo turnos de votação.

A convocação é feita por WhatsApp e e-mail e, caso esses meios estejam indisponíveis, mediante carta via Correios. No estado de São Paulo mais de 420 mil pessoas devem ser chamadas para atuar como mesárias.

Aqueles que receberem a convocação devem confirmar a participação através do site do TRE-SP, onde também é possível saber se está na lista de convocados.

Quem pode ser mesário

Toda eleitora ou eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Essa consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após se inscrever para atuar como mesária ou mesário, a pessoa passa a fazer parte de uma lista. Assim, quando houver necessidade, quem se candidatou será convocada ou convocado pela respectiva zona eleitoral.

Funções do mesário

No dia das eleições, os mesários formam as mesas receptoras de votos e justificativas. Cada mesa é constituída por quatro pessoas, uma delas é designada como presidente.

O presidente é responsável por abrir e fechar a votação, manter a ordem na seção, relatar ocorrências ao juiz eleitoral, assegurar a entrega de materiais ao cartório e verificar as credenciais dos fiscais dos partidos.

Os demais membros têm como funções identificar os eleitores, organizar a fila, colher assinaturas no caderno de votação e entregar os comprovantes de voto, entre outras tarefas.

A Justiça Eleitoral utiliza cidadãos convocados e voluntários, chamados pelo juiz ou juíza eleitoral de acordo com critérios legais, para atuarem no dia da eleição.

O trabalho de mesário não é remunerado, mas os voluntários têm direito a:

  • dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído;
  • auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados;
  • preferência em desempates de concursos, desde que prevista no edital;
  • e, se estiverem cursando graduação, podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.