Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira integra rede de monitoramento do programa Muralha Paulista na região de Campinas

Iniciativa do Governo de SP conecta câmeras públicas e privadas para agilizar ações de segurança em todo o Estado


Por Redação Educadora Publicado 27/10/2025
Limeira integra rede de monitoramento do programa Muralha Paulista na região de Campinas
Campinas tem mais 23 municípios em fases de teste – Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Limeira (SP) passou a fazer parte do Muralha Paulista, programa estadual que integra sistemas de monitoramento para fortalecer o combate à criminalidade em São Paulo. O município está entre os 24 da região de Campinas que já aderiram à iniciativa, que conecta câmeras de segurança públicas e privadas em uma grande rede de vigilância inteligente.

Ao todo, mais de 38 mil câmeras estão interligadas ao sistema, que faz leitura automática de placas e reconhecimento facial. As imagens são cruzadas com bancos de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e geram alertas em tempo real quando veículos furtados, roubados ou pessoas procuradas pela Justiça são identificados.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, o Muralha Paulista “integra os sistemas já existentes e devolve informações às forças policiais, aumentando a chance de prisões e de recuperação de veículos”.

Além de Limeira, participam da rede cidades como Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cordeirópolis, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Jundiaí, Lindóia, Mogi Guaçu, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Pirassununga, São Pedro, Socorro, Sumaré, Vargem e Vinhedo. A meta do governo é expandir o programa para os 645 municípios paulistas, inclusive aqueles que ainda não possuem câmeras próprias.

Empresas e cidadãos também podem contribuir. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site oficial do programa, www.muralhapaulista.sp.gov.br. Qualquer câmera voltada para a rua pode ser integrada ao sistema, com garantia de proteção de dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“O cidadão pode participar com segurança. Desde que a câmera esteja voltada para a via pública, o uso das imagens é totalmente regulamentado e seguro”, destacou Derrite.

O Governo do Estado também planeja licitar a locação de novos equipamentos para ampliar a cobertura e reforçar o cerco eletrônico em todo o território paulista.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.