Operação Alquimia investiga uso de metanol em bebidas adulteradas; Limeira está entre as cidades alvo
Ação nacional da Receita Federal busca rastrear origem de produto tóxico usado em combustíveis e possivelmente em bebidas falsificadas
Limeira (SP) esteve entre as cidades paulistas onde a Receita Federal realizou ações da Operação Alquimia, deflagrada nesta quinta-feira (16) em parceria com a Polícia Federal (PF), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A operação investiga o uso irregular de metanol, substância altamente tóxica, em bebidas alcoólicas adulteradas.
A força-tarefa atuou em 24 empresas de cinco estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), entre destilarias, usinas, importadores e distribuidores de metanol. O objetivo é coletar amostras para análises químicas que ajudem a identificar a origem do produto utilizado na produção clandestina de bebidas. Ao todo, 48 servidores da Receita Federal participaram da ação.
A Operação Alquimia é um desdobramento das operações Boyle e Carbono Oculto, que revelaram um esquema de adulteração de combustíveis com metanol. As investigações agora apontam que parte desse combustível pode estar sendo desviada para a fabricação ilegal de bebidas, configurando uma cadeia criminosa com graves riscos à saúde pública.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o teor de metanol em bebidas deve ser inferior a 0,1%. Mesmo pequenas quantidades acima desse limite podem causar intoxicação grave e até morte. Já o uso da substância em combustíveis, que pode chegar a 0,5%, é totalmente proibido na produção de bebidas.
Além do perigo à saúde, o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) estima que fraudes como falsificação e contrabando de bebidas causem prejuízos de até R$ 85,2 bilhões ao setor e aos cofres públicos.
Em São Paulo, além de Limeira, as coletas ocorrem em Araçariguama, Arujá, Avaré, Cerqueira César, Cotia, Guarulhos, Jandira, Laranjal Paulista, Morro Agudo, Palmital, Sumaré e Suzano.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.