Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operação Expurgo: gerente do tráfico é morto durante confronto em Limeira

Ação contou com equipes da Polícia Federal e do 10º BAEP


Por Redação Educadora Publicado 20/01/2026
Operação Expurgo gerente do tráfico é morto durante confronto em Limeira
Foto: Divulgação

Um homem investigado por integrar a cúpula do tráfico internacional de drogas morreu após ser baleado em um confronto com policiais durante uma operação conjunta das Polícias Federal e Militar, realizada em Limeira (SP), nesta terça-feira (20). A ação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão relacionados a uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional.

De acordo com as autoridades, o suspeito era apontado como um dos responsáveis por recrutar estrangeiros para atuar como “mulas” do tráfico, transportando drogas no próprio corpo para uma facção criminosa. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto.

A abordagem ocorreu em uma área de chácaras, no Bairro dos Frades, na zona rural de Limeira. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem teria atirado contra os agentes e fugido em direção a uma região de mata. As buscas mobilizaram equipes do canil, do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e o helicóptero Águia. Durante o cerco, houve troca de tiros. O suspeito chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda conforme a PM, o investigado possuía uma extensa ficha criminal, com mais de cinco registros por roubo. A operação faz parte da ofensiva batizada de “Expurgo”, que ocorreu simultaneamente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, a Justiça expediu 12 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão em cidades como Limeira, Piracicaba (SP), Americana (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Botucatu (SP), São Paulo (SP) e Corumbá (MS). Até a última atualização, dois homens haviam sido detidos, e quatro armas de fogo, entre revólveres e um fuzil, foram apreendidas. Em Santa Bárbara d’Oeste, a polícia também localizou R$ 75 mil escondidos em um fundo falso de móveis dentro de uma residência.

Parte dos alvos da operação já se encontrava presa por decisões judiciais anteriores, seja por mandados preventivos, flagrantes ou condenações ligadas ao tráfico de drogas. O número exato não foi detalhado pela Polícia Federal (PF).

As ações desta terça-feira são desdobramento de uma investigação iniciada em janeiro de 2025, quando bolivianos foram presos em flagrante em Limeira transportando 17 quilos de cocaína. Na ocasião, foi constatado que a droga havia sido ingerida em cápsulas ainda na Bolívia. Entre os envolvidos estavam dois adolescentes com documentos falsos e uma gestante.

As investigações apontaram que a cocaína era trazida de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, acondicionada em cápsulas ingeridas por pessoas que seguiam de ônibus até São Paulo. Segundo a PF, os imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para engolir ao menos 50 cápsulas da droga, havendo casos em que um único transportador ingeriu mais de 120 invólucros.

Mais de 50 policiais federais e militares participaram da operação, iniciada nas primeiras horas da manhã, com foco em integrantes de uma facção criminosa paulista com atuação nacional e internacional.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.