Operação da DISE de Limeira identifica adolescente envolvido em rede de incentivo à violência
Mãe do suspeito também foi detida por crimes anteriores


A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Limeira (SP) apura a atuação de um grupo que utilizava a deep web e plataformas como o Discord para fomentar comportamentos violentos, como automutilação, crueldade contra animais e até o planejamento de ataques a escolas. A informação foi confirmada pelo delegado Leonardo Burger, responsável pelo caso.
Segundo ele, a operação teve início após um relatório técnico do Ministério da Justiça apontar a existência de uma rede online, da qual faziam parte inclusive menores de idade, que se reuniam virtualmente sob pseudônimos e aparências que remetiam à estética de grupos extremistas.
— “Recebemos um relatório de um departamento técnico do Ministério da Justiça que monitorou atividades ilegais na internet. Esses indivíduos promoviam incentivo à automutilação e discutiam planejamentos de atentados em ambientes escolares”, relatou Burger.
Entre os materiais analisados, um vídeo chamou a atenção das autoridades e foi usado para justificar medidas cautelares. Nele, um homem com o rosto coberto aparece torturando um gato, perfurando seus olhos com um alfinete antes de esfolar o animal — conteúdo descrito pelo delegado como “assustador e cruel”.
Com base nas investigações, a polícia representou por mandado de busca e apreensão contra um adolescente de Limeira envolvido no caso. Na data da operação, ele foi localizado no bairro de Vila Geraldo, em Guaianases, zona leste de São Paulo, onde atualmente residia com a mãe.
Durante a ação, a equipe da DISE também deteve a mãe do jovem. Contra ela havia mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e furto cometidos anteriormente em Limeira.
A polícia apreendeu o celular do adolescente, que deve ajudar na coleta de provas para o andamento do inquérito. As investigações seguem em andamento, e outras pessoas envolvidas na rede podem ser identificadas nas próximas fases da operação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.