Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

PM resgata jovem com deficiência intelectual mantido em cárcere privado em SP

Madrasta e pai do rapaz de 23 anos foram detidos por maus-tratos


Por Folhapress Publicado 28/02/2021
PM resgata jovem com deficiência intelectual mantido em cárcere privado em SP
Montagem de fotos de quarto onde jovem era mantido em cárcere privado na Zona Leste de São Paulo. – Foto: Polícia Militar

A Polícia Militar resgatou um jovem de 23 anos que vivia trancado dentro de um quarto sem iluminação, ventilação, com ração humana, fezes, larvas e baratas na casa do pai e da madrasta no Jardim São Pedro (zona leste), no começo da tarde deste domingo (28).


O rapaz foi levado para o Hospital Municipal Professor Dr. Waldomiro de Paula, em Itaquera. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o rapaz está bem e seu estado de saúde é estável. Entretanto, não há previsão de alta médica. Ainda segundo a pasta, o serviço de assistência social foi acionado para acompanhar o caso.


De acordo com a Polícia Militar, a denúncia de maus tratos chegou via Copom, canal oficial de ocorrências da PM. Ao chegar ao local, a PM fez um chamado no portão, porém ninguém atendeu. Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, o vizinho da casa ao lado recebeu a equipe e confirmou que naquela casa teria um rapaz com as características informadas na denúncia e que ele sofria de problemas mentais.


Pelo muro do vizinho, a PM conseguiu contato com a madrasta do jovem. Ao ser questionada sobre o cárcere do rapaz, a mulher, segundo os policiais, se mostrou nervosa. Ela confirmou que tinha um enteado e disse que ele estava em casa.

Quando a PM pediu para conversar com o rapaz, a mulher correu e se trancou dentro da residência. Nesse momento, os policiais pularam o muro e foram até a porta para que ela abrisse. Segundo relatos dos agentes, foi ouvido um barulho de corrente. Em seguida, ela abriu a porta para a entrada dos PMs.


De acordo com a soldado Caroline Twardoski Lira, que atendeu a ocorrência junto com o cabo Ronaldo Barbosa, assim que abriram porta do quarto, o jovem foi encontrado deitado na cama em um colchão sujo, debilitado e com aparência de maus tratos. Ainda segundo a policial, o cômodo era totalmente insalubre, sem ventilação e iluminação. Além disso, havia ração humana jogada pelo chão, com baratas e larvas ao lado de uma bacia com urina e uma garrafa pet de água vazia.


“Quando abrimos a porta, que estava com a corrente e cadeado, porém destrancados, a primeira coisa que ele disse foi ‘me dê um copo de água, por favor'”, relatou a soldado Caroline.


Ainda segundo relato da policial militar, o jovem saiu do quarto correndo para pegar algo para comer na cozinha. “Ele ia pegar um pacote de bolacha, mas ficou com medo da madrasta brigar. Dissemos a ele que poderia comer”, contou a soldado.


De acordo com a policial, o jovem disse ainda que já apanhava com pedaço de ferro.


Em um vídeo gravado pela própria PM, a madrasta diz que a corrente era usada porque o jovem havia quebrado três portas. Sobre a ração humana, a mulher alegou ser salgadinho. Já sobre a urina, ela confirmou que ele usava a bacia para necessidades fisiológicas.


Ainda não se sabe por quanto tempo o jovem permaneceu em cárcere privado. A Polícia Militar prestou os primeiros atendimentos ao rapaz e deu voz de prisão em flagrante à madrasta. Já o pai, que estava trabalhando, foi preso assim que compareceu ao 63º DP (Vila Jacuí). Ambos responderão por cárcere privado e maus-tratos.


A defesa do casal não foi localizada pela reportagem até a publicação desta reportagem.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.