Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Robinho é transferido da penitenciária de Tremembé para CR em Limeira

Ex-jogador chegou ao Centro de Ressocialização na manhã desta segunda-feira; mudança ocorre após pedidos negados pela Justiça


Por Redação Educadora Publicado 17/11/2025
Robinho é transferido da penitenciária de Tremembé para CR em Limeira
Robinho – Foto: Reprodução/Conselho da Comunidade de Taubaté

O ex-jogador Robinho, de 41 anos, condenado por estupro pela Justiça italiana, foi transferido na manhã desta segunda-feira (17) da Penitenciária 2 de Tremembé para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira (SP). Ele deixou a unidade conhecida como “presídio dos famosos” por volta das 8h30 e já iniciou a rotina na nova prisão.

A mudança ocorre dias depois de a Justiça negar um pedido apresentado pela defesa no fim de outubro. Na ocasião, o tribunal alegou que a solicitação deveria ser encaminhada diretamente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No requerimento, os advogados destacaram que Robinho seria réu primário, não teria faltas disciplinares e sugeriram três cidades para possível transferência: Bragança Paulista, Rio Claro e Limeira, destino que acabou confirmado nesta segunda. A informação foi dada inicialmente pelo portal g1 e confirmada pelo eLimeira junto a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

A troca de unidade prisional acontece em um momento em que outros detentos de notoriedade também passaram por mudanças. Na última semana, o empresário Thiago Brennand, condenado por crimes contra quatro mulheres, foi levado para o presídio José Parada Neto, em Guarulhos, atendendo a pedido da defesa. Em outubro, Robinho e Brennand chegaram a aparecer em um vídeo do Conselho da Comunidade de Taubaté relatando a rotina na prisão e negando privilégios — material divulgado após a repercussão do livro “Tremembé, o presídio dos famosos”, do jornalista Ulisses Campbell.

Robinho cumpre pena no Brasil após ser condenado em três instâncias pela Justiça italiana pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa, em decisão final de janeiro de 2022. Como o Brasil não extradita cidadãos natos, o pedido apresentado pela Itália no fim de 2022 foi negado pelo Governo Federal. Em seguida, o caso foi levado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença italiana em março de 2024 e determinou o início imediato do cumprimento da pena em regime fechado.

Desde então, a defesa do ex-atleta recorreu diversas vezes para tentar sua soltura. O primeiro recurso começou a ser analisado em setembro de 2024, mas foi interrompido por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. O julgamento foi retomado em novembro, quando o STJ rejeitou o pedido por nove votos a dois. Em outra iniciativa, os advogados tentaram reduzir a pena alegando que ele concluiu um curso de “Eletrônica Básica, Rádio e TV”, o que poderia abater 50 dias da condenação — solicitação que também foi negada.

Aposentado desde 2020, Robinho fez sua última partida oficial pelo Istanbul Basaksehir, da Turquia, clube pelo qual conquistou o título nacional naquele ano.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.