Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

SP terá esquema especial de segurança para a Parada do Orgulho LGBT+

PM mobilizará efetivo de 1,5 mil policiais; equipe da Delegacia de Delitos de Intolerância atuará durante a festa


Por Redação Educadora Publicado 22/06/2025
SP terá esquema especial de segurança para a Parada do Orgulho LGBT+
Foto: divulgação

As Forças de Segurança de São Paulo vão mobilizar cerca de 1,5 mil policiais para garantir a segurança durante a celebração da 29ª Parada do Orgulho LGBT+, que será realizada na capital paulista no domingo (22). Além da Polícia Militar, as delegacias da Polícia Civil, com apoio da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), terão equipes reforçadas no dia do evento.

A Operação Parada LGBT+ 2025, da Polícia Militar, acontecerá desde as primeiras horas da manhã de domingo no entorno da Avenida Paulista. Serão mobilizadas unidades especializadas, — como choque (Rota, Gate, Cavalaria e Rocam) —, trânsito, rodoviária, comando de aviação e bombeiros, totalizando cerca de 1,5 mil agentes e 187 viaturas.

“A Polícia Militar atuará em conjunto com as demais forças de segurança e órgãos governamentais para fazer com que o evento ocorra tranquilamente”, disse o soldado Renan Cunha, do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). “A Polícia Militar quer que a população celebre a festa com segurança”, finalizou. 

As câmeras fixas e móveis instaladas ao longo da avenida e nas imediações vão auxiliar os policiais na segurança do evento. Para controlar o fluxo de pessoas, haverá gradis para evitar direcionando os participantes de modo a garantir a segurança de todos. Os espaços contarão com torres de observação. A Polícia Militar também vai monitorar o entorno do evento com o apoio do Olho de Águia, equipe que opera drones de vigilância, gerando imagens em tempo real para o Centro de Operações da PM.

Polícia Civil

A Polícia Civil atuará no evento por meio das equipes especializadas de crimes raciais e delitos de intolerância, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para combater os crimes de ódio. Os agentes estarão em pontos estratégicos espalhados em oito viaturas no local. 

Após o fim do evento, os policiais da Decradi também farão contato com as delegacias de área para coletar informações sobre possíveis registros de ocorrências pertinentes à especializada.

A equipe da especializada permanecerá de plantão durante o feriado prolongado para registros de eventuais crimes. 

Por se tratar de um evento conhecido mundialmente, a Parada do Orgulho LGBT+ atrai muitos turistas para São Paulo. Pensando nisso, a equipe da Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) também reforçará o efetivo para atender a toda população, principalmente nos aeroportos da cidade. 

“Já nas proximidades do evento, a população poderá contar com o ônibus da Deatur, a delegacia móvel. Ele estará localizado no muro do Cemitério da Consolação para atender a todos que precisarem da Polícia Civil”, explicou a delegada divisionária da Deatur, Fernanda Herbella. 

Os plantões das delegacias serão reforçados. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) atuará no policiamento preventivo especializado na área externa, com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. Além disso, o Serviço Aerotático (SAT) também apoiará as equipes em solo na área do evento nos horários de maior concentração de público.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.