Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carla Zambelli é presa em Roma

Deputada estava foragida e teve o nome incluído na lista da Interpol; extradição para o Brasil está em andamento


Por Redação Educadora Publicado 29/07/2025
Carla Zambelli é presa em Roma
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ser localizada por autoridades locais. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Zambelli era considerada foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, acusada de envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. O esquema teria sido articulado em conjunto com o hacker Walter Delgatti, que também está preso.

A ex-parlamentar deixou o Brasil em maio, inicialmente rumo aos Estados Unidos, e depois seguiu para a Itália, onde possui cidadania. Ela estava escondida em um apartamento em Roma, cujo endereço foi repassado às autoridades italianas pelo deputado ambientalista Angelo Bonelli, que divulgou a informação em sua conta na rede X (antigo Twitter).

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou o parlamentar.

A extradição da ex-deputada já havia sido formalmente solicitada pelo Ministério da Justiça brasileiro, e seu nome constava na lista vermelha da Interpol. Até o momento, não há previsão oficial para o retorno dela ao Brasil.

Além da pena de prisão, o STF também determinou a perda do mandato de Zambelli, decisão que ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.