Cristiano Zanin, advogado indicado por Lula ao STF, é de Piracicaba
Zanin atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato
O advogado Cristiano Zanin indicado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é natural de Piracicaba (SP).
Zanin, de 47 anos, atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato. Ele foi indicado pelo presidente nesta quinta-feira (1º) para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou do STF em abril.
O advogado graduou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais. Zanin deve se tornar o primeiro piracicabano a integrar a Suprema Corte.
Zanin ganhou notoriedade a partir de 2013, quando se tornou advogado de Lula nos processos derivados das investigações da operação Lava Jato. Lula chegou a ser condenado e preso pela Justiça Federal, mas teve as condenações anuladas no STF por meio de recursos assinados por Zanin. Vale lembrar que ele não é especialista na área penal, e sim em direito civil e processual.
Após a indicação, cabe ao Senado Federal aprovar ou não o nome de Zanin para o STF. O advogado deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Em seguida, os senadores votarão a indicação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.