Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Janones escapa da cassação e sessão se transforma em conflito

Bolsonaristas confrontam deputado após resultado, e Nikolas Ferreira o persegue pelos corredores


Por Redação Educadora Publicado 06/06/2024

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) o arquivamento do processo de cassação do deputado André Janones (Avante-MG), acusado pelo PL de liderar um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. O relatório do deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) foi aprovado por 12 votos a 5. Boulos argumentou que as acusações datavam de antes do mandato atual de Janones e eram de conhecimento público desde 2022.

Após ser decretado o resultado favorável a Janones, um grande conflito começou. Os bolsonaristas partiram para cima do parlamentar com ameaças e xingamentos. Ele chegou a ser cercado pelos deputados delegado Éder Mauro (PL-PA), Delegado Caveira (PL-PA), Zé Trovão (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

Durante a sessão, Boulos criticou a tentativa de tumultuar a reunião, mencionando a presença de um “coach picareta”. Ele ainda provocou, sugerindo que esse coach não vendesse sua candidatura ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e manifestou o desejo de enfrentá-lo em debates futuros.

Nikolas e um grupo de assessores saíram atrás de Janones e os dois trocaram vários insultos. O deputado do PL provocava o do Avante chamando-o para brigar, o que quase aconteceu se auxiliares e seguranças não tivessem impedido.

O PL acusava Janones de exigir parte dos salários dos funcionários de seu gabinete. Em 2019, ele foi gravado cobrando a “rachadinha” com a justificativa de que servidores com salários mais altos devolveriam parte da remuneração para recompor seu patrimônio pessoal. O caso continua sob investigação da Polícia Federal (PF).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.