Primeiro pedido de impeachment contra Lula é protocolado
Primeiro pedido de impeachment contra o presidente Lula foi protocolado após discurso na Argentina
Foi protocolado nesta quinta-feira (26) um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS). O documento é embasado em uma declaração do presidente onde afirma que o impeachment de Dilma teria sido um golpe.
- Lula demite comandante do Exército após crise de confiança
- ‘Recomeçou a festa’, diz Bolsonaro sobre Lei Rouanet no governo Lula
- PF de Boa Vista prende homem que ameaçou Lula em redes sociais
“Ao afirmar, em discurso oficial e público, que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de Estado, Lula atenta contra os Poderes, Câmara e Senado, bem como contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”, afirma Ubiratan.
Já o também deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) representou contra o presidente pela mesma fala na Advocacia-Geral da União (AGU), através da Procuradoria de Defesa da Democracia. Kim acusou o presidente de propagar “campanha de desinformação”.
“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está deliberadamente propagando desinformações a respeito de um fato histórico e do funcionamento das instituições democráticas e do arcabouço constitucional”, declarou o deputado.
Lula falou em um discurso na Argentina que em 2016 a presidente Dilma (PT) teria sido alvo de um golpe de estado, fazendo referência ao processo de impeachment, e alegou que desde então o país vive um “retrocesso”.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.