São Paulo declara ‘Estado de Emergência’ devido à Dengue
O decreto autoriza os gestores públicos a alocarem recursos para combater a epidemia com maior agilidade
O governo de São Paulo anunciou a decisão de decretar estado de emergência em resposta à crescente incidência de casos de dengue. A medida foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, e será formalizada nesta terça-feira (5).
A determinação surge após o estado atingir a marca de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias. O decreto autoriza os gestores públicos a alocarem recursos para combater a epidemia com maior agilidade, sem a necessidade de procedimentos licitatórios.
Até segunda-feira (4), o estado já havia registrado 31 mortes atribuídas à dengue, conforme dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Outros 122 óbitos ainda estão em processo de investigação, enquanto o número total de casos atinge 138.259, com 169 considerados graves.
Os registros de mortes confirmadas abrangeram 21 municípios, ocorrendo entre 1º de janeiro e 4 de março, com destaque para localidades como Bebedouro, Bariri, Bauru, Pederneiras e outras. A capital, São Paulo, também contabilizou casos, com 27 óbitos em investigação, totalizando 32.212 casos.
A Prefeitura de São Paulo identificou que a maior concentração de infecções está em 15 bairros considerados em epidemia de dengue, distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, como Vila Jaguará, Parque São Domingos, Itaquera, Jaçanã e outros.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.