Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Campinas confirma morte de adolescente de 16 anos por febre maculosa

Jovem frequentou mesmo evento onde outras três pessoas contraíram a febre maculosa e morreram devido à doença


Por Leticia Viganó Publicado 15/06/2023
Campinas confirma morte de adolescente de 16 anos por febre maculosa
Foto: Reprodução/ Redes sociais

O Instituto Adolfo Lutz confirmou que a jovem Erissa Nicole Santana, de 16 anos, faleceu na madrugada da última terça-feira (13), vítima de febre maculosa. A confirmação da causa da morte ocorreu nesta quinta-feira (15).

Em 27 de maio, a adolescente esteve em uma festa realizada na Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), onde passaram outras três pessoas que morreram em decorrência da doença. Com esse óbito, o município registra quatro mortes relacionadas à doença proveniente desse evento.

Surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida

A Prefeitura de Campinas informou que, no final da tarde de quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde recebeu uma notificação de mais um caso suspeito de febre maculosa adquirida no município. Até o momento, são seis registros no total, entre casos confirmados e ocorrências em investigação.

Diante das notificações, em um mesmo tempo e local, configura-se um surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida. Por isso, o estabelecimento permanecerá fechado pelos próximos 30 dias. O distrito de Joaquim Egídio, onde se localiza uma fazenda, é considerado uma área de risco para a doença.

Casos relacionados à Fazenda Santa Margarida:

  1. Mariana Giordano, 36 anos, residente de São Paulo (SP), participou da “Feijoada do Rosa” e faleceu em 8 de junho. Confirmado como óbito por febre maculosa.
  2. Douglas Costa, 42 anos, morador de Jundiaí (SP), participou da “Feijoada do Rosa” e faleceu em 8 de junho. Confirmado como óbito por febre maculosa.
  3. Evelyn Santos, 28 anos, moradora de Hortolândia (SP), participou da “Feijoada do Rosa” e faleceu em 8 de junho. Confirmado como óbito por febre maculosa.
  4. Erissa Nicole Santana, 16 anos, moradora de Campinas (SP), participou da “Feijoada do Rosa” e faleceu em 13 de junho. Confirmado como óbito por febre maculosa.
  5. Mulher de 38 anos, residente de Campinas (SP), compareceu ao show do Seu Jorge e encontra-se internada. Caso em investigação.
  6. Mulher de 40 anos, moradora de Campinas (SP), participou da “Feijoada do Rosa” e encontra-se internada. Caso em investigação.

Surto de febre maculosa em Campinas

No mês de maio deste ano, a cidade de Campinas já havia registrado duas mortes pela doença. As vítimas eram um homem e uma mulher, com 47 e 62 anos, respectivamente. A possível área de infecção do homem é a região do rio Atibaia, no distrito de Sousas.

No total, há seis mortes por febre maculosa confirmadas neste ano em Campinas e duas pessoas internadas com suspeita da doença. A situação já se enquadra como surto da doença.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa de natureza febril, caracterizada por sua agudeza e gravidade variável. É importante ressaltar que existem formas clínicas e graves da doença, sendo que estas últimas apresentam uma elevada taxa de letalidade. As duas bactérias do gênero Rickettsia são as responsáveis ​​por desenvolverem a enfermidade, cuja transmissão ocorre por meio da picada de carrapatos, sendo o carrapato estrela o vetor mais conhecido.

É fundamental destacar que a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por meio de contato. Seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que também provocam febre alta.

Quais são os sintomas?

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória

Em caso de manifestação desses sintomas, é necessário procurar atendimento médico imediatamente. Durante a consulta, é importante informar ao profissional de saúde sobre a permanência em regiões endêmicas para evit

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.