Chinesa GWM confirma chegada ao Brasil e pode comprar espaço da Mercedes em Iracemápolis
Montadora especializada em carros elétricos quer começar a operar no Brasil em 2022 e estuda instalação no espaço deixado pela Mercedes; a chinesa também tem interesse na fábrica da Ford em Camaçari (BA)
A montadora chinesa Great Wall Motors confirmou que vai estrear no mercado brasileiro em 2022 e pretende comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, fechada em 2020, para começar a fabricação no país. A empresa estuda a compra do espaço desde abril de 2021. De acordo com o Jornal do Carro, d’O Estado de S. Paulo, a fabricante de carros elétricos também estaria interessada na estrutura da Ford em Camaçari, na Bahia, fechada em janeiro deste ano. A fábrica da Mercedes em Iracemápolis foi inaugurada em 2016, com um investimento de aproximadamente R$ 600 milhões.
Os estudos para a operação no mercado nacional acontecem desde 2020 e a primeira forma de negócio da Great Wall no Brasil seria com a importação de veículos do tipo SUV e picapes, antes da fabricação nacional. Na América do Sul, a GWM possui uma linha de montagem no Equador e está no mercado de carros elétricos de países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o maior comprador de veículos da empresa na América Latina.
Ainda segundo o Jornal do Carro, a fabricante estaria fazendo uma análise de cenário para começar a investir no Brasil, porém, a encontra obstáculos nas duas unidades em estudo. A estrutura em Camaçari seria grande e cara demais para os investidores chineses. A negociação entre a GWM e a Mecedes-Benz em Iracemápolis, porém, estaria comprometida pelo corpo de acionistas da Daimler, empresa-mãe da Mercedes. Um dos principais acionistas da empresa alemã, o bilionário chinês Li Shufu, é dono da Zhejiang Geely Holding Group, principal rival da Great Wall na China. Além disso, a GWM tem parceria, na China, com a BMW, principal concorrente da Mercedes-Benz.
MERCEDES-BENZ EM IRACEMÁPOLIS
A unidade da Mercedes-Benz em Iracemápolis foi inaugurada em 2016 e foi mais uma tentativa da fabricante alemã de produzir carros no Brasil. A primeira aconteceu em 1999, quando uma fábrica foi instalada em Juíz de Fora (MG), que hoje produz apenas cabines de caminhões. A unidade encerrou as atividades em 2010. Durante os quatro anos que esteve em Iracemápolis, foram produzidos veículos das linhas Classe C e GLA.
*Texto: Roberto Gardinalli
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.