Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeito de Sorocaba é afastado por 180 dias em nova etapa de investigação da PF

Vice assume administração enquanto apuração sobre contratos da Saúde avança


Por Redação Educadora Publicado 06/11/2025
Prefeito de Sorocaba é afastado por 180 dias em nova etapa de investigação da PF
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região nesta quinta-feira (6) determinou o afastamento, por 180 dias, do prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). A medida foi tomada durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas de irregularidades em contratos da área da saúde no município.

Com o afastamento, o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto (PSD) assumiu o comando da administração municipal. Em nota, a prefeitura informou que a mudança garante a continuidade dos serviços públicos enquanto o caso segue em investigação.

A decisão judicial atende a um pedido da PF e é considerada uma medida cautelar, segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba, João Paulo Milano. O objetivo é evitar qualquer tipo de interferência na apuração criminal, como destruição de provas ou repetição de condutas investigadas. A medida não significa perda de mandato e pode ser prorrogada ou revogada.

Ainda não foi confirmado se Manga foi diretamente alvo das ações desta quinta-feira. O prefeito, que estava em Brasília cumprindo agenda oficial, comentou o afastamento nas redes sociais.

Durante a operação, duas pessoas foram presas: o empresário Marco Silva Mott, apontado como lobista ligado a contratos da prefeitura, e o pastor Josivaldo Batista de Souza, cunhado da primeira-dama. A defesa de Mott afirmou que a prisão se baseia em “conjecturas” e que já foram prestados esclarecimentos às autoridades.

Rodrigo Manga está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Sorocaba. Antes de ingressar na política, atuou como vendedor de veículos e ganhou projeção nas redes sociais ao aparecer em vídeos de divulgação de carros. Formado em marketing, ampliou sua popularidade com publicações sobre ações da administração e do cotidiano da cidade, o que lhe rendeu milhões de seguidores e o apelido de “prefeito tiktoker”. Alguns conteúdos, porém, são alvo de questionamentos do Ministério Público por possível desinformação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.