Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quase 50 mil eleitores anularam seus votos apertando 13 nas urnas em SP

Partido não tinha nenhum candidato disputando as eleições na capital


Por Redação Educadora Publicado 09/10/2024
Quase 50 mil eleitores anularam seus votos apertando 13 nas urnas em SP
Foto: Reprodução

Cerca de 48,1 mil eleitores da cidade de São Paulo anularam seus votos ao digitarem o número 13, do PT, durante o primeiro turno das eleições no último domingo (6).

A informação foi revelada por dados do Registro Digital de Voto das urnas da capital, analisados pelo jornal O GLOBO, com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral.

O número 13 foi o segundo mais escolhido entre os votos nulos, perdendo apenas para o “00”, que obteve aproximadamente 258 mil registros.

A disputa em São Paulo se destacou como a mais acirrada da história do município, com uma diferença de apenas 25 mil votos entre o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e o segundo colocado, Guilherme Boulos (PSOL). Se mais da metade dos eleitores que votaram no 13 tivessem a intenção de apoiar Boulos, o candidato poderia ter superado Nunes.

Além dos votos nulos associados ao número 13, outros 18 mil eleitores optaram pelo “22”, do PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Tanto Ricardo Nunes quanto Pablo Marçal, que concorreu com os números 15 e 28, respectivamente, tentaram conquistar o eleitorado bolsonarista.

É comum que os candidatos enfatizem seus números nas etapas finais da campanha. Guilherme Boulos, que recebeu apoio do PT e do presidente Lula, precisou destacar que seu número era 50, enquanto Pablo Marçal errou o número de Boulos em pelo menos dois debates.

A região de São Mateus, na Zona Leste, foi onde Boulos provavelmente perdeu mais votos devido ao erro. Nela, 1,3% dos eleitores optaram pelo número do PT.

Esse fenômeno também foi observado em Jardim Helena e Cidade Tiradentes, áreas onde Boulos obteve vitórias, indicando que os votos anulados ocorreram em locais onde ele tinha maior apoio.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.