Endometriose: saiba como reconhecer os principais sintomas da doença
Uma das doenças que mais preocupam as mulheres é a endometriose, que causa dores intensas na região do ventre e pode trazer dificuldades na hora de engravidar. Porém, a boa notícia é que é possível tratar essa condição e devolver a qualidade de vida às pacientes.
Segundo a Dra. Georgia Allan, ginecologista do CHN, a endometriose é uma condição em que a mucosa que reveste a parede interna do útero, conhecida como endométrio, começa a crescer em outras partes do corpo. Essa formação anormal do tecido geralmente acontece nos ovários, no intestino, na bexiga, na região pélvica e no reto, podendo também atingir alguns órgãos como o pulmão.
“Apesar de ser um quadro que geralmente se inicia após a primeira menstruação, a endometriose só costuma ser diagnosticada na fase adulta, entre 25 e 35 anos. Quem já teve casos na família, começou a menstruar cedo, nunca teve filhos, tem menstruações com ciclos longos ou anormalidades no útero têm mais chances de desenvolver a endometriose”, afirma a médica.
Um dos aspectos da doença que mais assustam é a infertilidade. Segundo a dra. Georgia, o que acontece é que cerca de metade das pacientes terão dificuldades para engravidar, mas elas não se tornam inférteis.
Principais sintomas da endometriose:
Dores no período menstrual
Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação
Dores nas relações sexuais com penetração
Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
Infertilidade
Fadiga
Diarreia e sangramento intestinal
Dependendo do tratamento, o paciente pode receber medicamentos hormonais que tenham ação inibidora da menstruação. Já nos casos mais complexos, os médicos podem avaliar a indicação de cirurgia. Não há formas específicas de prevenir a endometriose, mas cultivar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas regulares, além de consultar regularmente um médico especialista para prevenção, diminuem as chances de desenvolvimento da doença.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.