Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Hérnia de disco e dor lombar lideram afastamentos do trabalho no Brasil

A hérnia de disco está no topo do ranking, como a causa do afastamento de 51,4 mil beneficiários. O ranking do órgão traz dor na lombar na segunda posição, com 46,9 mil trabalhadores afastados.


Por Redação Educadora Publicado 18/01/2024

A hérnia de disco e dor lombar foram as doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) no Brasil em 2023, segundo o Ministério da Previdência Social. Esse benefício é concedido pelo INSS quando o trabalhador precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, é necessário passar por uma perícia médica.

Os dados do ministério mostram que mais de 2,5 milhões de trabalhadores conseguiram esse benefício em 2023. A hérnia de disco está no topo do ranking, como a causa do afastamento de 51,4 mil beneficiários.

O ranking do órgão traz dor na lombar na segunda posição, com 46,9 mil trabalhadores afastados. A lista ainda destaca mioma uterino, com 41,8 mil concessões, seguido por fratura no punho, com 39,6 mil.

O Dr. Renato Ueta, diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, conversou com a Rádio Educadora para falar como evitar a dor lombar e os cuidados para se ter com a hérnia de disco.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.