Secretaria de Saúde de Limeira orienta sobre prevenção à hanseníase
Em janeiro, as UBSs irão desenvolver ações para conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase
A Prefeitura de Limeira (SP), por meio da Secretaria de Saúde, inicia 2025 com a campanha de conscientização Janeiro Roxo, voltada ao enfrentamento da hanseníase. A iniciativa visa alertar a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, causada pelo bacilo de Hansen.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente a pele e os nervos, podendo evoluir para deformidades e incapacidades permanentes caso não seja tratada de forma adequada. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, por meio das gotículas eliminadas no ar ao falar, tossir ou espirrar. Já a prevenção envolve o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento dos familiares dos pacientes.
Em janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão desenvolver ações para conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase. No dia 18, por exemplo, a UBS Campo Belo fará busca ativa na área de abrangência da unidade.
Os principais sinais da hanseníase incluem:
- Manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas na pele;
- Perda ou diminuição da sensibilidade ao calor, dor e tato nas áreas da pele afetadas;
- Sensação de formigamento ou dormência;
- Queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;
- Ressecamento da pele e ausência de suor;
- Dor e sensação de choque ao longo dos nervos dos braços e pernas, fisgadas e agulhadas;
- Inchaço nas mãos e nos pés;
- Nos casos mais graves: diminuição da força muscular, úlceras nas pernas e nos pés, nódulos avermelhados e doloridos.
Prevenção e Diagnóstico
A principal medida preventiva é o diagnóstico precoce e o tratamento imediato dos pacientes. A campanha enfatiza a importância da procura pelo profissional de saúde ao identificar qualquer sintoma. E ainda, orienta sobre a necessidade de investigação de pessoas que convivem ou já conviveram com os pacientes diagnosticados.
Tratamento
O tratamento da hanseníase dura de 6 meses a 1 ano, é gratuito e oferecido pela rede municipal de saúde. O serviço de referência para o atendimento a pacientes com hanseníase é a Policlínica, que dispõe de ambulatório médico, especialistas, fisioterapeutas e medicamentos.
Dados Epidemiológicos
Em 2024, Limeira registrou seis novos casos de hanseníase.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.