Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sindicatos encerram Abril Verde na Toledo Barros, com ações sobre acidentes e doenças do trabalho

Durante a distribuição de panfletos, os participantes do ato ouviam da população suas histórias pessoais de acidentes de trabalho


Por Redação Educadora Publicado 26/04/2024
Sindicatos encerram Abril Verde na Toledo Barros, com ações sobre acidentes e doenças do trabalho (5)

Sindicatos de trabalhadores e patronais de Limeira, equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura e o PST (Programa de Saúde do Trabalhador) realizaram nesta sexta (26), na Praça Toledo Barros, um ato em referência 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho.

Limeira registrou 7 acidentes de trabalho por dia em 2023, aumento de 35% em relação a 2022. Foram 4 óbitos.

No local, o grupo distribuiu panfletos e orientou sobre o tema, com direito a uma encenação realizada por atores, e uma exposição com imagens de acidentes para sensibilizar sobre o assunto.

Foi o encerramento da campanha Abril Verde, uma ação do Grupo Gestor do PST, com suporte da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Na praça, a população teve acesso à vacinação contra a gripe (Vigilância Epidemiológica), teste de sífilis (Serviço Especializado em Doenças Infectocontagiosas) e orientações sobre o combate da dengue, além de informações para controle de animais peçonhentos (Zoonoses).

“As ações buscaram atrair a população para a reflexão sobre o tema acidentes e doenças do trabalho. A conscientização e a cobrança por medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores formas de proteção”, afirmou o coordenador do Grupo Gestor do PST, Artur Bueno Júnior, que também preside a USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) e o Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região).

Durante a distribuição de panfletos, os participantes do ato ouviam da população suas histórias pessoais de acidentes de trabalho. Com o carro de som, os dirigentes sindicais cobraram das empresas a responsabilidade por um ambiente de trabalho seguro, e do Poder Público – federal, estadual e municipal – ações efetivas de proteção à saúde e segurança do trabalhador.

“Este dia deve ser um momento de reflexão, mas é importante lembrar que o nosso esforço ocorre o ano inteiro. A prevenção às doenças e acidentes de trabalho deve ser constante”, apontou a coordenadora do PST, Débora Araújo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.