Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aluno da Emcea, João Tatu reúne público de 120 pessoas na abertura de exposição na Galeria Faal

Mostra “João Tatu, Inventivo” segue aberta para visitação até 14 de outubro


Por Redação Educadora Publicado 10/09/2025
Aluno da Emcea, João Tatu reúne público de 120 pessoas na abertura de exposição na Galeria Faal
Foto: esquerda para direita: Cristiane Nabarreti (coordenadora de acadêmica); Kênia Sousa Silva Lyra (diretora da Faal); Lea Moraes (professora da Emcea e Faal); João Tatu (artista); Bruno Bortolan (secretário de Cultura)

A abertura da exposição “João Tatu, Inventivo” reuniu público de 120 pessoas na Galeria Faal, na noite desta terça-feira (9). O artista João da Silva Freitas, de 85 anos, participou de roda de conversa com alunos dos cursos de artes visuais, design de moda, design gráfico e design de interiores. Com curadoria da professora da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), Lea Moraes, a iniciativa é realizada pela Faal em parceria com os alunos e com apoio da Prefeitura de Limeira (SP), por meio da Secretaria de Cultura.

A mostra apresenta a produção artística de João da Silva Freitas, de 85 anos, aluno da Emcea, evidenciando o papel da escola na formação e incentivo aos talentos artísticos da cidade. A visitação segue até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30.

Figura querida e contador de histórias, João, carinhosamente chamado de João Tatu, ingressou na Emcea em 2023, incentivado pelo filho, para realizar o sonho de aprender a pintar. Após iniciar aulas de desenho e pintura a óleo, precisou interromper a prática por questões de saúde. Com resiliência, encontrou na colagem um novo caminho para sua expressão artística, transformando memórias e experiências em obras de arte.

O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, destacou a inspiração que João traz para a cidade. “Aprendemos muito com a arte do seu João Tatu, que é um exemplo para todos que estão pensando em começar em algo novo. Não importa a idade, basta ter vontade”, disse.

Para a coordenadora acadêmica da Faal, Cristiane Nabarretti, a presença de João na Galeria fortalece a integração entre educação e cultura. “É muito importante porque aproxima os estudantes da produção cultural da própria cidade e valoriza a nossa identidade cultural. Esse contato inspira, amplia referências e mostra caminhos profissionais possíveis no campo das artes”, afirmou.

Serviço

Exposição: “João Tatu, Inventivo”
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, até o dia 14 de outubro
Local: Galeria Faal – Avenida Antonio Eugênio Lucato, 2.515, Vila Camargo
Curadoria: Lea Moraes
Realização: Galeria Faal e alunos
Apoio: Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.