Morre, aos 93 anos, Seu Tuta, fundador da Jovem Pan
Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com a saúde debilitada
O Grupo Jovem Pan comunicou nesta segunda-feira (4) o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, aos 93 anos. Ícone da comunicação e fundador da Rádio Jovem Pan, Seu Tuta deixou uma marca histórica na rádio e na televisão brasileiras. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com a saúde debilitada.
Além de seu papel como fundador e líder na Jovem Pan, Seu Tuta era pai, marido, avô, bisavô e muito querido por funcionários e colaboradores. Sua trajetória no meio jornalístico começou no final dos anos 1940, mas foi na TV Record, durante a década de 1960, que ele se destacou ao criar os icônicos festivais de música. Esses eventos impulsionaram movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda e apresentaram ao público programas de grande sucesso, como “Família Trapo”, estrelado por figuras renomadas como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.
Nos anos 1970, Seu Tuta transformou a antiga Rádio Panamericana na Jovem Pan, com o objetivo de estabelecer um jornalismo de credibilidade disponível 24 horas por dia, focado em informação e prestação de serviço. Ele também inovou ao realizar transmissões esportivas ao vivo de estádios fora do eixo Rio-São Paulo e foi pioneiro na aposta no streaming online, ao criar a Jovem Pan Online.
Conhecido por valorizar o trabalho em equipe, Seu Tuta sempre defendia que “ninguém faz sucesso sozinho”, frase que dá título à sua biografia. A obra foi premiada com o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um entre os vários prêmios e homenagens recebidos ao longo de sua carreira.
Seu Tuta deixa um legado inestimável na comunicação brasileira, com impacto duradouro na rádio e na televisão do país.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.