Morre David Lynch, diretor de “Cidade dos Sonhos” e “Twin Peaks”, aos 78 anos
Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, Lynch revelou em 2024 que sofria de enfisema pulmonar

David Lynch, renomado cineasta conhecido por sua estética surrealista e histórias marcadas por um humor desconcertante, faleceu aos 78 anos. Diretor de obras icônicas como o filme Cidade dos Sonhos (2001) e a série Twin Peaks, Lynch foi indicado quatro vezes ao Oscar ao longo de sua carreira.
Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, Lynch revelou em 2024 que sofria de enfisema pulmonar, diagnosticado após décadas de tabagismo iniciado ainda na infância, aos oito anos. A condição o afastou da direção presencial em seus últimos anos.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a família do cineasta lamentou sua partida: “Há um grande vazio no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, ‘fiquem de olho na rosquinha, e não no buraco’. É um dia lindo com raios de sol dourados e céus todos azuis.”
Cidade dos Sonhos, além de consolidar o estilo único de Lynch, trouxe notoriedade à atriz Naomi Watts, catapultando sua carreira para projetos como King Kong e 21 Gramas. A obra também rendeu ao diretor o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 2001, além de uma indicação ao Oscar.
Lynch não apenas dirigiu, mas também fez aparições como ator. Seu último papel foi no filme Os Fabelmans (2022), em que interpretou o lendário cineasta John Ford.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.