Madonna no Brasil e aporte de R$ 10 milhões de dinheiro público: entenda
O impacto total na economia do Rio seria de R$ 293,4 milhões, com os gastos do público, diz prefeitura
O show que Madonna fará na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, conta com patrocínio de R$ 10 milhões da prefeitura do Rio.
Quem recebe o montante será a Bonus Track Entretenimento Ltda, que organiza o espetáculo.
O patrocínio gerou questionamentos sobre o uso de recursos públicos para o evento de uma instituição privada, já que o show da cantora faz parte da celebração do centenário do Banco Itaú.
- Além de álbum, Rodriguinho lançará livro sobre o BBB 24
- Série ‘Evangélicos’ apresenta a diversidade da fé entre cristãos no Brasil
Na manhã deste sábado (13), a prefeitura divulgou um estudo para justificar o alto valor investido na apresentação.
“Vale frisar que um grande evento ou show, como esse da Madonna no Rio, além dos efeitos econômicos diretos que podem exercer sobre a economia local, também existem efeitos indiretos, que comumente são deixados de lado devido à sua mensuração ser significativamente mais difícil”, diz nota da prefeitura
Segundo o estudo, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o Réveillon foi usado como base para estimar os potenciais impactos econômicos.
Madonna no Brasil e aporte de R$ 10 milhões de dinheiro público
“Sendo assim, portanto, a expectativa é de um público de pelo menos um milhão de pessoas. Cariocas e moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro correspondem a 85% deste total; turistas nacionais, 12%; e turistas estrangeiros, 3%”, afirma o texto.
Esses números, de acordo com a prefeitura, “fazem sentido, dado que já há notícias e informações de voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na Rodoviária, vindos de ônibus no período do evento, bem como a forte ocupação hoteleira.
Em alguns bairros, como Copacabana -local do show-, a ocupação fica, porém, perto dos 100%.
O estudo afirma ainda que, com base em uma pesquisa da FGV sobre o Réveillon 2018, o ticket médio do turista brasileiro é de R$ 491 por dia; do turista estrangeiro, R$ 561.
E do carioca e morador da Região Metropolitana, todavia, do Rio é, portanto, de R$ 127.
Em suma, o impacto total na economia do Rio seria de R$ 293,4 milhões, com os gastos do público.
Outro trecho do texto lembra que o investimento da Prefeitura do Rio, por meio de contrato de patrocínio, para esse show é de R$ 10 milhões.
“Um ponto relevante é que o investimento público da Prefeitura poderá trazer um retorno, em termos de movimentação na economia carioca, de aproximadamente 30 vezes”.
A prefeitura também prevê aumento de arrecadação de 20% nos impostos sobre serviços (ISS) de atividades relacionadas ao turismo.
“Que levariam a uma arrecadação de R$ 60,9 milhões neste mês de maio, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação com o mesmo mês do ano anterior.”
“Ou seja, com base nessas estimativas e hipóteses, o investimento público para o show da Madonna, também seria retornado para a Prefeitura”, afirma o texto.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.