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Madonna no Brasil e aporte de R$ 10 milhões de dinheiro público: entenda

O impacto total na economia do Rio seria de R$ 293,4 milhões, com os gastos do público, diz prefeitura


Por Folhapress Publicado 13/04/2024
Madonna ao Brasil e aporte de R$ 10 milhões de dinheiro público: entenda
A cantora Madonna voltou aos palcos depois de três meses – Foto: Reprodução/Instagram

O show que Madonna fará na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, conta com patrocínio de R$ 10 milhões da prefeitura do Rio.

Quem recebe o montante será a Bonus Track Entretenimento Ltda, que organiza o espetáculo.


O patrocínio gerou questionamentos sobre o uso de recursos públicos para o evento de uma instituição privada, já que o show da cantora faz parte da celebração do centenário do Banco Itaú.


Na manhã deste sábado (13), a prefeitura divulgou um estudo para justificar o alto valor investido na apresentação.

“Vale frisar que um grande evento ou show, como esse da Madonna no Rio, além dos efeitos econômicos diretos que podem exercer sobre a economia local, também existem efeitos indiretos, que comumente são deixados de lado devido à sua mensuração ser significativamente mais difícil”, diz nota da prefeitura


Segundo o estudo, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o Réveillon foi usado como base para estimar os potenciais impactos econômicos.

Madonna no Brasil e aporte de R$ 10 milhões de dinheiro público


“Sendo assim, portanto, a expectativa é de um público de pelo menos um milhão de pessoas. Cariocas e moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro correspondem a 85% deste total; turistas nacionais, 12%; e turistas estrangeiros, 3%”, afirma o texto.


Esses números, de acordo com a prefeitura, “fazem sentido, dado que já há notícias e informações de voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na Rodoviária, vindos de ônibus no período do evento, bem como a forte ocupação hoteleira.

Em alguns bairros, como Copacabana -local do show-, a ocupação fica, porém, perto dos 100%.


O estudo afirma ainda que, com base em uma pesquisa da FGV sobre o Réveillon 2018, o ticket médio do turista brasileiro é de R$ 491 por dia; do turista estrangeiro, R$ 561.

E do carioca e morador da Região Metropolitana, todavia, do Rio é, portanto, de R$ 127.

Em suma, o impacto total na economia do Rio seria de R$ 293,4 milhões, com os gastos do público.


Outro trecho do texto lembra que o investimento da Prefeitura do Rio, por meio de contrato de patrocínio, para esse show é de R$ 10 milhões.

“Um ponto relevante é que o investimento público da Prefeitura poderá trazer um retorno, em termos de movimentação na economia carioca, de aproximadamente 30 vezes”.


A prefeitura também prevê aumento de arrecadação de 20% nos impostos sobre serviços (ISS) de atividades relacionadas ao turismo.

“Que levariam a uma arrecadação de R$ 60,9 milhões neste mês de maio, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação com o mesmo mês do ano anterior.”


“Ou seja, com base nessas estimativas e hipóteses, o investimento público para o show da Madonna, também seria retornado para a Prefeitura”, afirma o texto.

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