Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘O circo não tem idade’, diz acrobata de 84 anos que encantou jurados do ‘America’s Got Talent’

O artista carioca se encantou tanto pela alegria que leva às pessoas que não sente vontade de parar, mesmo que já esteja na ativa há 70 anos


Por Redação Educadora Publicado 15/06/2019
Foto: Reprodução (NBC)

Foi com uma frase de Walt Disney que o artista circense Leon Schlosser, de 84 anos, descreveu, de forma bem-humorada, sua força de vontade para continuar a se apresentar: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. O carioca se encantou tanto pela alegria que leva às pessoas que não sente vontade de parar, mesmo que já esteja na ativa há 70 anos.

Uma performance recente dele com o acrobata Edson Silva, de 54 anos, levou à loucura a plateia do programa americano “America’s Got Talent”, transmitido pela emissora “NBC” nos Estados Unidos. Os dois começam tirando o terno e, de repente, Edson tira Leon do chão e o faz ficar de ponta cabeça. Em determinada parte, o mais novo suspende o colega usando apenas um braço, enquanto está deitado e, aos poucos, vai levantando, até ficar de pé.

Um vídeo da participação deles, divulgado na última terça-feira no canal do show de talentos no YouTube, vem despertando reações positivas de internautas de diferentes nacionalidades.

Foto: Reprodução (NBC)

“Quebrei minhas costas cinco vezes assistindo a isso…Incrível”, escreveu um rapaz.

“Idade é apenas um número”, disse outro.

Os próprios jurados do programa, Howie Mandell, Gabrielle Union, Julianne Hough e Simon Cowell, ficaram de boca aberta durante a performance e depois lhes encheram de elogios. Simon chegou a brincar com Leon, dizendo que ele parecia o personagem principal do filme “Up – Altas aventuras” (2009), Carl Fredricksen — o velhinho que conta com a companhia do menino Russell numa viagem dentro de uma casa voadora sustentada por balões.

A próxima etapa, para a qual a dupla foi aprovada, deverá ser exibida nas próximas semanas. Os detalhes do que eles farão, porém, devem permanecer em sigilo.

E até conseguirem alcançar a oportunidade de uma audição no “America’s Got Talent”,Edson e Leon já tinham passado por diversos programas televisivos no Brasil. Eles, inclusive, formaram a dupla “O Tempo” há 12 anos, quando começaram a trabalhar juntos para competirem no quadro “Se vira nos 30”, do “Domingão do Faustão”.

Leon contou que nessa época ele estava afastado dos palcos porque sua antiga dupla, com quem trabalhou por quase 30 anos, tinha morrido. No entanto, ficar um tempo parado lhe fez sentir saudades da alegria do público. Foi nesse momento que ele procurou a Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio, onde Edson dá aulas.

— E, desde então, não paramos de trabalhar — disse ele que, além de artista circense, também é poeta.

Quando os acrobatas entram em cena para começar um espetáculo, o idoso declama uma poesia de sua autoria sobre o que é o “tempo”, palavra esta que tornou-se o nome da dupla. Ambos concordaram que um dos maiores desafios na profissão é enfrentar o tempo. Por isso, o que eles mais curtem provocar na plateia é a sensação de surpresa. Edson disse que quando a dupla começa uma performance, o público não imagina o que vai acontecer.

— O circo não tem tempo, não tem idade, é o lugar onde a esperança pousa suavemente sobre as crianças. Gosto de uma frase do Walt Disney que diz: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. Ver a alegria das pessoas é o que me faz continuar — contou Leon, emocionado.

O idoso, que foi atraído pelo circo após assistir a um espetáculo aos 8 anos, é uma inspiração para os funcionários, instrutores e alunos da escola de circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), onde ensaia com Edson às segundas, quartas e sextas-feiras. No momento em que ensaiam, os jovens voltam os olhares para a dupla em sinal de respeito e admiração. Na tarde desta sexta-feira, após o treino, Leon revelou ao EXTRA como mantém seu condicionamento físico: exercícios e boa alimentação.

— Faço musculação e alongamento — contou, acrescentando que muitas das posições do alongamento que ele faz se assemelham a algumas que são propostas nas aulas de yoga e de pilates, por exemplo. — Quando eu era novo já fazia isso, bem antes dessas atividades se tornarem comuns — disse, em meio a risadas.

Antes dos ensaios e apresentações, Leon explicou que fica uns 15 minutos se preparando fisicamente para o esforço exigido pela performance. E, quanto aos alimentos que consome, foi categórico:

— Não como carne, açúcar e pão — frisou.

A resposta baseada em questões científicas, porém, não é a única que o leva a seguir adiante:

— É a paixão pelo aplauso do público, que é o grande incentivo para que a gente continue com as apresentações. Gosto de levar uma mensagem positiva para as pessoas — afirmou.

Sua trajetória envolve passagens pelo circo, teatro e televisão, já tendo viajado a trabalho ao exterior em situações anteriores à ida aos Estados Unidos, incluindo países europeus.

Com tanta vivência na área, o acrobata ressaltou que nem tudo sai conforme o esperado. Na sua última viagem, há cerca de dois meses, para a Califórnia, nos EUA, Leon – que volta e meia pega alergias respiratórias – passou por um ambiente com um tapete peludinho que o fez ficar com bronquite. Ele então se consultou com um médico, seguiu a prescrição à risca e já está de volta aos ensaios.

Essa, porém, nem foi a situação mais tensa pela qual passou. Leon contou que, durante o aquecimento para uma apresentação, as luzes do local estavam sendo testadas e, em determinado momento, elas foram direcionadas para seus olhos, fazendo perder o equilíbrio e cair. Quando se levantou, o artista disse ter visto sua roupa toda suja de sangue. Rapidamente, Edson pegou a blusa, a lavou numa pia e a devolveu a Leon que, sem graves ferimentos, realizou os movimentos planejados e não deixou de encantar o público.

— O show tem sempre que continuar — ressaltou Edson.

*Fonte: Portal Extra

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.